O Desmanche do Vitória e o desafio do Bahia

Meus amigos, mais um capítulo da nossa saga será agora escrito. Vamos aqui garimpando notícias e padecendo com a falta delas. Pouco a pouca a nossa esfuziante esperança vai se esvaindo. Assombrada por fantasmas do passado. Assustada pela sua própria história, que conta um roteiro por demais conhecido. Ladainha perversa de viver pendurado em um abismo… ao sabor do vento e da sorte. Acho até que, para nós, o esporte tem outro nome. Não o famoso “pega varetas” que por um longo enquanto entreteve nosso Marcelino nos seus anos primeiros (oia !), mas roda gigante, onde a dita move-se sem ordem e nem sentido.

O Desmanche do Vitória

Se partimos da lógica simples que, mesmo não funcionando sempre dada a imprevisibilidade do futebol, deveria nortear e inspirar os mandatários dos clubes: Manter a base de jogadores de um time que foi bem sucedida na temporada anterior, podemos dizer claramente que houve um desmanche no Vitória. Isto não significa necessariamente (espera-se !) que a equipe deste ano será pior que a do ano anterior. Mas, se jogadores importantes não tiveram seus contratos renovados e, até o momento, não houve a devida reposição, fica-se, como se diz em inglês em: No man´s land ! (terra de ninguém, perdidos !) . Colocando de forma simples, andamos alguns passos para trás e a equipe está literalmente em formação.

Salvo o caso do zagueiro Kanu, não existem explicações detalhadas do porque as negociações não prosperaram. Claro que, no final das contas, os valores financeiros sempre são os culpados. Mas, não se sabe se por muito ou por pouco as renovações não se concretizaram. Nada estranho para um clube que insiste em negligenciar a transparência e a torcida tem que se contentar com as declarações dos responsáveis que dizem vagamente: Teremos um grupo forte, sabemos o que estamos fazendo. Até o momento eles gozam de credibilidade. Mas, até quando ela resistirá ?

Eu poderia discorrer sobre todos os malefícios que isto pode representar para um grupo de jogadores. Mas, isto somente cansaria os amigos, pois já são sabedores destas consequências. Com todo respeito aos jogadores já contratados, não fica claro, a princípio, que eles tenham qualidade para elevar o nível de jogo do time. Sem contar que são apostas e que necessitarão de um tempo para ganhar a confiança da torcida e se adequar ao padrão de jogo do treinador. Ou seja, além do número de jogadores que já foram contratados, até o momento, serem insuficientes para manter o mesmo nível do ano passado, o próprio acerto em suas contratações terá que ser posto a prova. Soma-se a isto o fato de que a equipe precisa se fortalecer, já que enfrentará a série a neste ano. Como diria o outro: Além da queda, o coice !

Evitaremos ainda todo aquele debate sobre a capacidade financeira dos clubes, pois precisamos sair do imobilismo costumeiro de seguir repetindo que não temos dinheiro. Precisamos de ações práticas de como consegui-lo. Como comentado anteriormente, se um time consegue o acesso para a principal de divisão de futebol do seu país, tendo ainda o seu arquirrival permanecido na divisão inferior, ocorre a perfeita conjugação de fatores para que este clube lance um plano de adesão de sócios em massa e faça contratações mais arrojadas para incentivar sua torcida. O Vitória não fez nada disso, portanto, fica difícil agora chorar pitangas financeiras. E como fica o time então ? Bom, sugiro perguntar ao bode do Lite, que tendo sido subornado com um pouco de milho de boa qualidade dirá: BVMP (rssssss).

O Desafio do Bahia

Com relação ao nosso ilustre rival, o tempo começa a afunilar o horizonte e, para a sua torcida, inicia-se um dilema: Manter a esperança que o Presida está trilhando o caminho correto ou perceber que o tempo está passando e o tricolor ainda não tem uma equipe formada.

Sei que muitos tricolores, talvez movidos pela paixão, vão escolher a primeira opção. É uma opção válida, argumenta-se que a calma e a prudencia devem imperar neste momento. Eu, sinceramente, prefiro ser pragmático. Acho que estamos nos aproximando do início do campeonato estadual e não há um esboço de time formado. Aliás, sinto grande incomodo ao ver que existe uma estratégia clara: Time pro Nacional só depois do Estadual. Porém, o eufemismo e a propaganda sinalizam para outro lado, buscam enfatizar os aspectos positivos deste lento caminhar, desde letárgico construir. Bom, na realidade, enquanto há vida, há esperança e se a maioria da torcida está satisfeita, o que poderia um rubro-negro dizer ?

Um outro aspecto a se destacar é que, finalmente, a novela Kieza foi encerrada. Não de forma boa para o Bahia, mais, pelo menos, algo foi definido. E, neste pormenor, a realidade do nosso futebol falou mais alto e, com não poderia deixar de ser, o atleta deixou o clube. É uma perda significativa. Porém, depois de tantas idas e vindas, pergunta-se como estaria a cabeça do jogador para seguir no clube ?. Além disso, não adiantaria mantê-lo com um salário astronômico e muito desigual com relação ao resto do elenco. Isto trouxe resultados maléficos em outros clubes e, sabendo como funciona o futebol, quem no elenco tricolor iria querer correr ganhando 100 para alguém que ganha muito mais ? É melhor possuir um elenco coeso e com salários mais homogêneos, que incitar ou promover o racha no grupo por questões salarias. A realidade do clube ajudou ao bom senso prevalecer e vida que segue.

O que resta, portanto, é esperar que as contratações sigam, os jogadores sejam aprovados e a equipe comece a tomar corpo, adquira um padrão de jogo e possa ser melhorada ao longo dos campeonatos e da temporada. Tarefa árdua que o novo comandante terá que provar estar apto para realizar. Com relação ao Presida, certamente esta é sua última chance, qualquer revés significativo e o terceiro ano do seu mandato será um melancólico velório.

Quem estiver satisfeito com a situação do seu respectivo time até a gora que tremule a primeira bandeira ou diga o primeiro uhuuuuu !!

Fica ao final um xiste, uma questiúncula que fará tremer os alicerces desta nossa zona franca esportiva. Se um indivíduo tem 2 nomes, quantas personalidades terá e quão complexas serão !? arrrmaria, só nosso professor de ética pode explicar. rssss.

Saudações rubro-negras do Vitória da Bahia, portentoso Leão da Barra, vendo o futuro dos escombros do desmanche, mais na elite (oia), já o vice…

Filba – Torcedor do Vitória e amigo do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário