VITÓRIA DA BAHIA X FLAMENGO DO RIO?

Agora é Série A. Isso significa para qualquer torcedor do Vitória uma característica definitiva, ninguém sequer cogitando a hipótese de que o “elevador” volte, o time subindo e descendo de tempos em tempos.

Não é esperar demais. O Vitória está acima de todos os times do Nordeste e do Norte nos últimos trinta anos em número de participações em certames nacionais e nos resultados obtidos. Seu desempenho é equivalente ou mesmo superior ao de prestigiadas equipes de outras regiões. Além disso, é visto pelo país (e no Exterior) como celeiro de grandes atletas, não raros com nomes destacados na seleção brasileira. Nos anos mais recentes, estão ou estiveram lá David Luiz, Hulk e Gabriel Paulista.

Não só os resultados no gramado têm dado evidência ao Vitória. Duas recentes campanhas de marketing foram reconhecidas (e premiadas) internacionalmente: a de doação de sangue (2013) e a de doação de órgãos, mesmo como a equipe disputado a Série B.

Por que então a mídia inferiorizar o rubro-negro baiano, tratando como um time de periferia? É isso o que transparece na fora de apresenta-lo sistematicamente como Vitória da Bahia.

Alguém já viu a mídia do Eixo Rio-São Paulo designando de forma equivalente outros times? Figueirense, Avaí, Joinville ou Chapecoense de Santa Catarina? Santa Cruz ou Náutico de Pernambuco?

Não vale citar o Sport de Recife, o Atlético Mineiro, o Paranaense ou o Goianiense, todos com esses sobrenomes oficiais.

O nome do clube é Vitória e pronto. Alguém iria confundi-lo com o Vitória Futebol Clube (do Espírito Santo), os homônimos portugueses, de Guimarães, de Setúbal ou de Lisboa? Ou ainda com o Vitória de Santo Antão (Pernambuco) ou o Vitória de Montes Claros (Minas Gerais) e o de Iguatu (Ceará), sem sequer presença em campeonatos regionais de primeira divisão?

Se for por similaridade com outras agremiações, seria quase uma imposição a identificação do atual campeão brasileiro como Corinthians de São Paulo, para que não seja confundido com o de Alagoas. Como também o Fluminense do Rio, o Botafogo do Rio, o Palmeiras de São Paulo. Ou o Flamengo do Rio, já que só no Brasil são nove os times identificados como Flamengo, para não falar de outros cinco no Exterior.

Seria o caso de lembrarem do rival sempre como Bahia de Salvador, para que não seja confundido com o de Feira, recente campeão estadual.

É hora de a Diretoria do Leão chamar a mídia às falas e combinar que Vitória, com expressão nacional, só há um, o que disputa a Primeira Divisão.

Fernando Tolentino www.vitoriacandango.com.br

Torcedor do Vitória e Amigo do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário