“Uma Vitoria do VITORIA COM MAESTRIA”

Notas introdutórias

Olhe as vozes das Redes Sociais “Uma Vitoria do VITORIA COM MAESTRIA”. #sensacional. hhhh orgulhooooo #meuvitoria #primeiradivisao #vitoriacomOrgulho #vitoriacomAmor #souseriea” #tudonosso #nadadeles….Este é o sentimento do Povo rubro Negro. Agora é só comemorar….

Uma vitória ESPETACULAR DE 3 a 0; típico de uma despedida antecipada da Série “B”.. Iremos apenas cumprir tabela no próximo jogo contra o Santa Cruz. Agora estamos na Série “A”. Não estarei aqui para falar de adversários e nem provocar aqueles que não subiram; O que interessa agora é o Vitória. Mas, o que representa essa subida? Para, mim, representa muitas coisas, dentre elas: a) A representatividade do Estado e da região na Série “A”; b) A necessidade de aprender com os erros e se fortalecer para o futuro.

Quanto a primeira assertiva de natureza representacional, vale ressaltar que uma região tão importante como a nossa não pode ter poucos representantes na Série “A” do Brasil (Mesmo com a crise, o nordeste cresceu cerca de 3% em 2015, isso e fato, vide números do BC). Nesse sentido, não podemos ter poucos representantes; ter apenas o Sport. Já sofremos com a desigualdade de cotas de televisão em relação aos clubes do eixo Rio São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul! Por isso, a subida do Vitória representa de fato o nosso Estado e o Nordeste Brasileiro.

Quando viajo por outros Estados do Nordeste converso com as pessoas sobre a representação do Nordeste na Série “A” do Brasileiro e todas são uníssonas em afirmar que precisamos de maiores representantes. Nesse sentido, a subida do Vitória cumpre esse papel. O Vitória, Sport e Santa Cruz (coincidência os três times tem cores vermelho e preto; o Santa ainda tem a cor branca na sua camisa). São os verdadeiros representantes do Nordeste no Brasileirão. Devem fazer ótimas participações e não figurar como coadjuvantes, assim, como ocorreram com clubes da região sul que estão lutando para não cair. Vitória tem que ter uma participação mais efetiva. Entretanto, para que isso ocorra é necessário que a direção aprenda com os erros.

A segunda assertiva (aprender com os erros e se fortalecer para o futuro), é de natureza meramente pedagógica. Aprender com erros é, sem sombra de duvida, a possibilidade de rever as ações e estratégias gerenciais que até então eram vistas como satisfatórias, acabadas e verdadeiras. Vimos como foi difícil subir! Ideias e soluções mirabolantes dos gestores do Vitória permitiram que subíssemos com sofrimento: Permita-me repetir ou relembrar; contratações erradas, planejamento equivocado gerando desclassificações do Baianão, Copas Nordeste e do Brasil, ou seja, uma lástima. E, olhe que a direção não é tão “Pacheco” como do nosso rival

(Ops! Prometi que não iria falar e nem comparar, desculpe-me). Aprender com erros é assumir os erros e reaprender, é se libertar!…é ter uma postura libertadora na perspectiva mais Paulo Freiriana da palavra. Subimos, junto com Rita , Tuareg, Atahualpa e a sua índia, Franciel e a moça do Shortinho do Gerasamba, ECV 1889, Marcos André e tantos outros rubro negros que torceram e opinaram nos diversos textos, crônicas e noticias sobre o nosso Vitória. 

#SouSerieA. 

#MonteTimePrimeira.

Arnaldo Oliveira Souza Junior, rubro negro e amigo do Blog.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário