Série B: Vitória decolando e Bahia à espera de um milagre

Fim da 34ª rodada da Série B, ainda sem uma definição matemática sobre os classificados para Série A de 2016, porém, deixando a complexa matemática de lado, podemos afirmar com convicção que três times já estão garantidos na elite do futebol brasileiro ano que vem (Botafogo, América-MG e Vitória), resta agora uma única vaga em aberto para 6 equipes. 

O Esporte Clube Bahia dependia apenas de si próprio, um triunfo deixaria o time no G-4 e de quebra tiraria o Santa Cruz da briga, mas o time não suportou a pressão da equipe pernambucana e foi do céu ao inferno neste sábado. Com a derrota por 2 a 1 com gols da “família” Moraes, foi ultrapassado por 4 times caindo para oitava posição e o acesso, que era uma realidade, se torna uma indefinição gigantesca. Agora eu te pergunto, caro amigo tricolor. Por quê o Bahia mereceria subir? A equipe faz por merecer esse tão esperado acesso? 

Veja detalhes e a classificação 


Vejamos. Os quatro primeiros colocados atualmente são Botafogo, América-MG, Vitória e Santa Cruz. Dos 8 jogos (turno e returno) contra esses quatro times, o Bahia venceu quantos? NENHUM. Isso mesmo. Empatamos 3 vezes e perdemos 5. Um time que luta pelo acesso não pode se dá a honra de perder pontos contra concorrentes diretos. Porém, em nenhum momento do campeonato mostramos um futebol convincente, sempre alternando bons e maus momentos numa Série B decadente, nivelada por baixo, talvez a pior dos últimos anos onde nenhum time se sobressai.

Enquanto o Bahia perdeu a chance de figurar no G-4 ao término da rodada, o Esporte Clube Vitória foi até o Rio de Janeiro, venceu o desesperado Macaé por 2 a 0, colocou os dois pés na Série A e de quebra deu uma ajudinha ao Ceará. Igualmente o Bragantino, o vice-líder América-MG já havia feito sua parte e vencido no meio de semana e apenas assistiu de camarote o líder Botafogo ser derrotado pelo Criciúma por 1 a 0 neste sábado e adiar a classificação para próxima rodada.   

Na finalização da rodada, o Sampaio Corrêa apenas empatou com o Oeste por 1 a 1 e perdeu ótima chance de pular para quarta colocação, deixando assim o posto com o Santa Cruz. Na próxima rodada, o Bahia recebe o ABC, na Arena Fonte Nova, em jogo que pode definir se o tricolor baiano continua na briga pelo acesso ou dá adeus de vez. Já o Vitória viaja até Minas Gerais para encarar o América-MG, partida que vale a vice-liderança já que ambos dividem a segunda colocação com 60 pontos.

VEJA COMO FICOU A TABELA DA SÉRIE B:

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário