Bahia e Vitória: ano para subir e sobreviver na Série A.

Ultimamente, final de cada rodada, sempre examinamos a classificação da Série A, no que se refere ao rebaixamento, com inteira pertinência, pois chega a ser óbvio se dizer que na Série A, quando se inicia, há 12 clubes disputando o título ( os tradicionais do RJ (4) e SP (4), 2 do RS e dois de MG). Esse número 12, eventualmente, se reduz a 11, quando um deles cai.

Os 8 ou 9 restantes disputam o não rebaixamento. É a regra geral. Interessa-nos o Z4 da Série A, para projetarmos a força dos clubes que vão disputar o G4 da Série B de 2016 e também dos 8 ou 9 que vão disputar o não rebaixamento, na Série A em 2016.

Tomando-se como base a classificação atual da Série A, projeta-se uma Série B 2016 bem mais complicada, porque teríamos clubes tradicionais da Primeira Divisão, ou sejam: Goiás, Coritiba e Vasco. Se os nossos subirem, seriam favorecidos, disputando com times menores, como exemplos os três de Santa Catarina.

Se Goiás e Coritiba se salvarem, no lugar deles provavelmente serão rebaixados Figueirense e Avaí. Se os baianos subirem, terão no Grupo dos que lutarão, pelo não rebaixamento em 2016: Sport, Goiás, Coritiba, Atlético do Paraná, Ponte Preta e Chapecoense e possivelmente América Mineiro.

Vai ser uma pedreira, pois teríamos somente Chapecoense e América Mineiro (se subir), com menor tradição. Não incluímos a Ponte Preta, porque é um time que pode ter altos investimentos do empresariado de Campinas. Só para destacarmos um fato: 

Na lista das cidades brasileiras em renda per capita, Salvador ocupa o 161o. lugar e Campinas? o 21o lugar. Vejam que diferença. Na verdade, em futebol, Campinas não estava bem, mas montaram bom time este ano na Ponte (é o 7o.). O interessante, que o inverso ocorrerá se um ou os dois baianos permanecer(em) na Série B 2016. Um alerta para nossos dirigentes.

ATAUALPA- Torcedor do Vitória e amigo do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário