O Bahia perdeu a objetividade e agressividade

Não tem como esconder que uma derrota ou um triunfo do Baêa afeta a qualidade de vida de milhares de tricolores e confesso que faço parte desse grupo. Um derrota do Baêa deixa uma sensação desagradável na alma, a tristeza torna-se imediata e só o tempo consegue gradativamente acabar o desânimo.

Uma boa resenha sempre serve para desabafar e amenizar todo o contexto, sabendo disso jamais abro mão desse expediente. Desta feita, vamos começar fazendo alusão para alguns ERROS recorrentes que vem contribuindo para o lado negativo da temporada.

De imediato chamo atenção para um time 100% inoperante nas cobranças de escanteios e faltas ensaiadas, onde os cruzamentos em bolas paradas ou em movimentos são ineficientes, mas não podemos deixar de ressaltar que os atacantes contribuem com a morosidade e o não deslocamento na tentativa de enganar ou antecipar o adversário, já o mesmo não acontece nas bolas cruzadas para a nossa área, onde toda a torcida pede que Deus nos acuda para que não terminem em gols.

Quanto aos nossos atacantes, 90% deles são fáceis de serem marcados, pois além de desprovidos de habilidades individuais, como já disse antes, também não deslocam-se para facilitar as assistências. O nosso Baêa perdeu a objetividade e agressividade, há muito tempo deixou de atacar com um bom número de atletas, resumindo-se aos jogadores que ocupam o setor ofensivo que esporadicamente são ajudados com algumas investidas dos meias ou volantes, que apesar do potencial de chutarem fora da área, não sei por qual motivo não se utilizam dessa eficiente arma para marcar gols.

A equipe vem perdendo a personalidade e iniciativa para vencer os jogos, não sendo perceptível nenhuma jogada ensaiada ou triangulações inteligentes entre os atletas em campo. As vezes coloco dúvida no planejamento do clube para ser GRANDE, porquanto uma equipe de futebol que se considere realmente de GRANDE PORTE, passa a ser inconcebível, por exemplo, em ter jogadores como Patrick no elenco.

A clara mensagem que passa é que teme sair para contratar e talvez descortinar a incompetência de não saber encontrar jogadores de qualidades e ao mesmo tempo compatíveis com a realidade financeira do clube.

Por falar em elenco de time grande, no futebol moderno não cabe mais jogador limitado a uma nota só e desprovido fisicamente como Pittoni (É um ABSURDO a PSICOADAPTAÇÃO geral em torno desse jogador, a ponto de tornar-se intocável), a balança do custo benefício é matematicamente prejudicial ao Baêa. Paradoxalmente assisto contínuas e injustas perseguições ao volante Souza, uma vez que se fosse levado em considerações a realidade das estatísticas, jamais esse nosso melhor jogador poderia sentar no banco.

Aproveitando o ensejo em destacar o melhor, não posso deixar de abordar o que vem acontecendo com os nossos atacantes, que na maioria das vezes deixam de passar a bola para o companheiro melhor colocado, pensando de forma egoísta em marcar o gol, talvez para ser o destaque individual, só Sergio Soares não enxerga isso, pois desde o início do ano atitudes similares se repetem e prejudicam muito o Baêa. Mesmo com tantos pontos negativos abordados, torna-se pertinente não esquecer que estamos com sérios desfalques, mas imitando as baratas, toda a diretoria do tricolor também sabia que o campeonato seria longo e que teríamos tais problemas, portanto absolutamente nada poderá ser considerado como acontecimento inserido no universo do imprevisto.

A verdade é que temos que elogiar ou criticar fazendo uso da coerência nos dois momentos, nos triunfos e nas derrotas, portanto, por favor, que não confundam minhas colocações com as irracionais cornetagens, pois há muito tempo, até nos triunfos, venho chamando atenção para os problemas citados.

Enfim, o melhor dessa resenha é que não podemos esquecer que temos um presidente competente, então o mínimo que esperamos DELE é que cobre mais resultados dos seus comandados, sobretudo do Sérgio Soares, uma vez que queremos acreditar que somos realmente GRANDES.

Enquanto isso continuarei contando com a forcinha do bálsamo do tempo…..

Lourival Leal DE Paulo- Torcedor do Bahia e amigo do BLOG

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário