Parabéns, Esporte Clube Vitória!

Com poucos motivos para comemorar, um dos primeiros clubes brasileiros, o Vitória completa hoje mais um ano de vida. Neste dia, há exatos 116 anos nascia nos arredores da região de Canabrava uma nova agremiação, o Club de Cricket Vitória, em alusão ao nome do bairro onde os irmãos Artur e Artêmio Valente moravam, vindo em 1946 a ser chamado de Esporte Clube Vitória.

Maior vencedor da Copa do Nordeste com cinco conquistas (somado o título de Campeão do Norte-Nordeste de 76) e dono de 27 títulos estaduais ao longo dos seus 116 anos, o time profissional do Vitória ainda não venceu nenhuma competição de nível nacional, mas carrega no currículo um título especial, o de Campeão Uvense. No longínquo ano de 1994, o Leão guarda boa recordação do Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, quando desbancou com méritos o Juventude e o Internacional para conquistar o título da Copa da Uva, organizado pela Parmalat. 

De lá até os dias atuais, o Vitória ainda busca o tão sonhado e esperado título nacional depois de bater na trave por quatro vezes. Em 1993, vindo de uma primeira fase na 2ª divisão, devido ao regulamento da época entrou na fase final com times da 1ª divisão, batendo times como Flamengo, Corinthians e Santos, mas amarelando na final sendo derrotado na Fonte Nova e no Morumbi pelo timaço do Palmeiras. 

Em 2010, mais uma chance de conquistar sua primeira estrela, chegou a grande final da Copa do Brasil contra o Santos de Neymar, sendo derrotado na Vila por 2 a 0 e vencendo no Barradão por 2 a 1, conquistando mais um vice-campeonato. O Vitória ainda bateu na trave na Série B de 1992, chamada na época de módulo amarelo, perdendo na final para o Paraná, e em 2006, na Série C, chegando no hexagonal com grandes chances de levantar a taça, mas na decisão, precisando do empate, levou 6 do Criciúma.    

Por fim, deixando o “clubismo” de lado e sem mais delongas, gostaria de parabenizar a torcida do Vitória pelos seus 116 anos de vida.

Fellipe Costa

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário