Bahia perde para o Ceará e a culpa é o “cansaço”

Detesto discutir sobre algo que não tenha conhecimento pleno. Nesse caso, entretanto, vou colocar aqui alguns pontos alicerçados na mais pura e simples ignorância. Sei que o atleta de futebol utiliza o corpo e sua fisiologia para produzir o seu trabalho, por sinal muito bem remunerado.

Tudo bem !

O que me causa espécie é entender que um jogador de bola vive, ou deve viver, apenas para esse propósito e buscar a melhor forma para estar sempre no seu melhor nesses dois aspectos.

Sei também de que ele “trabalha” duas vezes na semana, pois durante esse intervalo, sempre tem um dia de folga e “trabalha” menos intensamente nas atividades de PREPARO (não deve ser entendido como desgaste) FÍSICO. Ocupa ainda, nesse citado período, três setores do Clube: o Médico, Técnico e o da Fisioterapia. Isto posto, quando um atleta entra em campo, no mínimo, deve estar 100% preparado. Após o árduo trabalho se encontrará exausto e com muita razão.

Daí vem a folga e o merecido descanso. Após a reapresentação no CT com um tratamento chamado pelos fisiologistas de DESINTOXICANTE, composto de hidromassagem, massoterapia (massagens), sauna e outros artifícios não conhecidos por minha pessoa. Então passa, não menos do que um turno sob a atenção dos responsáveis pelo seu devido recondicionamento para uma nova jornada.

Sequenciando, vão para o campo de treino aonde recebem toda a atenção da Comissão Técnica e Física buscando encontrarem o seu máximo, a sua melhor “performance”. Nesse momento, o treinador faz as suas observações, tenta corrigir os “erros” (incorrigíveis, no caso de alguns atletas) e vai se preparando para o novo compromisso.

Aí vem a Concentração normalmente em um hotel confortável com todo o merecido tratamento VIP para melhorar ainda mais o seu condicionamento físico e mental. Quando o Clube tem um compromisso em outro local, que não a sua sede, viaja de avião de carreira ou até mesmo afretado. Cansa? Sim, lógico! Mas nesses casos a viagem é antecedida de um a dois dias, com direito as mesmas mordomias da concentração e com os mesmos cuidados dos treinamentos específicos.

Chegada a hora do compromisso fazem um aquecimento para finalizar toda uma preparação e colocar o corpo, nos seus músculos e cabeça preparada para o novo desafio. Tudo isso deve estar regulamentado pelas autoridades judiciais no que tange ao exercício dessa profissão. Entram em campo e correm, pulam, chutam, enfim fazem tudo do que deles se espera.

Final do jogo, perdeu: foi o CANSAÇO!

Final do jogo, ganhou ou empatou: ninguém culpa o CANSAÇO!

Temos que buscar saber o que ocorre nos Setores competentes do Clube. Saber qual, ou quais os motivos para esse enorme “CANSAÇO” que não se acabará nunca. Será que os respectivos setores estão sendo negligentes com o preparo dos atletas? Será que a fisiologia não está trabalhando de acordo? Será que o DM não está sendo eficiente? Alguma coisa deve estar contribuindo para essa alegada “sobrecarga” de Trabalho dos jogadores. Vejo o futebol, na Europa, com uma intensa atividade dos seus profissionais e não leio, não vejo, nem tampouco ouço algo dessa natureza de desculpas: “CANSAÇO” !

Eu como torcedor é que estou devidamente CANSADO de ler ou ouvir essas velhas e esfarrapadas desculpas. Acho que tá faltando mais respeito a quem paga os seus salários.

Paulinho Fernando – torcedor do Bahia é amigo do BLOG 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário