Fonte Nova X Pituaçu: Torcida não vai em nenhum!

A polêmica de o Bahia atuar ou não atuar na Arena Fonte Nova ainda vai render pano para mangas de camisa, calças comprida e até lençóis para cama de solteiro e de casal também, podem apostar, contudo, no final do bafafá, penso que o clube continuará jogando no estádio onde fez fama e conquistou a glória no passado distante.

A questão técnica, desempenho, produtividade e participação da torcida, está muito longe desta questão e falando apenas ao tocante do “torcedor”, parece existir ressentimento daqueles que pagam caro ou pegaram filas para assistir os jogos do Bahia. Particularmente, acredito que o Estádio de Pituaçu é curto demais para a torcida do Bahia, ainda que pese que a torcida decepcionasse em presença no Estádio, seja na malvada da Fonte Nova ou no amoroso Estádio de Pituaçu, aquela torcida OURO parece ter morrido, com o fim dos incentivos do estado, oriundos do programa sua nota é um show!

Em quatro anos, o Esporte Clube Bahia atuou 139 vezes no Estádio Metropolitano de Pituaçu. Venceu 72 partidas, perdeu em 28 oportunidades e empatou 39 partidas, obtendo uma media de gols de 1,8 por jogo. Sofreu 142 e fez 253 gols. O total de público total: 2.115.048 e a media de 15 mil torcedores por partida. O menor público aconteceu contra o Treze, apenas 1700 tricolores foram ao estádio e em apenas 14 partidas, esgotou a capacidade do Estádio com 32 mil pessoas e seus quebrados, sendo que em dois destes jogos tratava-se do clássico BA-VI.

A taxa de ocupação do Estádio durante estes quatro anos, foi de apenas 47% da sua capacidade. O seu resultado mais expressivo, considerando apenas o número de gols, aconteceu na goleada em cima do Itabuna por 7 x 1, mas em contrapartida, tomou 5 x 1 do Vitória, desta vez, pela Copa do Nordeste.

Já na Fonte Nova, Bahia não conseguiu preencher a capacidade máxima da Fonte Nova em nenhum jogo. O maior publico aconteceu apenas na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Fluminense, onde 40.249 torcedores estiveram presente na derrota tricolor.  No total, o Bahia disputou 53 jogos na Fonte Nova, somou 90 pontos, obtendo um aproveitamento inferior ao registrado em Pituaçu, 54% x 61%.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário