Por quais motivos, o Vitória caiu? Vejamos.

Um time nunca cai por apenas um fator, ou uma partida. Muitos gostam de pegar a tabela após o apagar das luzes e fazer a simples operação: ficamos 2 pontos atrás do Palmeiras; tivéssemos ganhado ‘unzinho’ dos jogos que perdemos dentro de casa, estaríamos na Série A.

É… verdade. Mas…

Ao meu ver, o que rebaixou o Vitória foi um amontoado de equívocos e fatos nem tão ruins assim para o médio-longo prazo.

No grupo dos equívocos, tivemos: a) planejamento errado para o início da temporada; b) atraso nas contratações de reforços para o Brasileiro; c) repatriamento do treinador que já havia demonstrado falência em seu projeto para o clube; e a lista cresce…

No grupo das necessidades, mas que acabaram influenciando negativamente para a temporada, tivemos: d) reforma do estádio; e) uma miríade de ações judicias; f) lugar reservado na equipe para importantes atletas que tiveram que fazer cirurgias; e alguns outros fatores…

O que podemos colher de bom, já que em momentos como o atual só se costuma enxerga o fim do mundo? Os recados vão por setor.

– Conselho Deliberativo –

Senhores, por favor, larguem o hobby de “bootlicker”, não sejam mais a turma do amém. O povo está cada dia mais ligado e informado, e figuras como o presidente José Alves Rocha já são bastantes conhecidas negativamente. Futuras pretensões podem ser afundadas por conta da paulatina poluição das vossas almas. Hora vocês pecam por omissão, hora pecam por intromissão. Participem ativamente como conselheiros, mas não interfiram inoportunamente nos trabalhos de treinadores e diretores.

– Conselho Diretor –

De todas as besteiras e desculpas esfarrapadas da “Carta à Nação Rubro-Negra”, o que mais me provocou azia foi o trecho em que o presidente disse que faltou experiência. Falcão foi diretor de planejamento entre 2000 e 2004, na administração de Tanajura Filho. Em 2007 virou braço direito de Portela, como vice-presidente. Durante todo este período viveu o dia-a-dia da administração e planejamento. Conhece como poucos o interior do clube, portanto, não há mais espaço para justificar fracassos com inexperiência. Sem contar os demais diretores que são velhos conhecidos.

Joguem com honestidade! Falem para o torcedor o que é o Vitória, seu verdadeiro tamanho e suas reais possibilidades. Trabalhem o marketing para estreitar a relação Clube-Torcedor. Não é adequado vender um time que brigaria por Libertadores em 2014, terminar o ano rebaixado, e justificar com a diferença entre cotas de TV.

– Torcida Organizada –

Creio que não preciso aconselhar que parem com esta prática de apoiar, enquanto pessoa física, presidentes. Se os membros quiserem assim proceder, que o façam expondo seus nomes e não utilizando uma marca como escudo protetor. A torcida organizada tem que ser instrumento de cobrança permanente, e apoio incondicional ao time DENTRO do campo. Não adianta emitir nota de apoio em época de eleição, e após a queda marchar em direção ao vestiário para fingir indignação ao que apoiaram.

– Torcedor comum –

Internalizem algo. O que separa os times vencedores dos coadjuvantes é a participação da torcida. A torcida lotou estádio, esgotou os produtos oficiais do clube, se associou em peso… já é mais de meio caminho andado para o sucesso. Mas, se uma torcida só reclama, não se associa, compra produtos do camelô… já é mais que um caminho e meio para o fracasso. Congratulo aos herois e heroinas que nunca abandonam o time e contribuem para o seu crescimento. E convoco os demais torcedores, que permanecem na pirataria (sinal de TV, camisa do clube), a consumirem o que estiver sob o seu alcance, que seja um par de meias para seu filho ou sobrinho.

No mais, é reconhecermos que somos um time médio e que estamos fadado ao sobe e desce até haver uma evolução natural de todos os setores citados acima. A boa notícia é que a velocidade da evolução pode ser acelerada. O que não podemos é deixar que retarde. Não deixemos que os abutres oportunistas que torceram por nossa queda, por serem anti Falcão, se aproveitem do momento de baixa. Salvo apresentação de irregularidades inquestionáveis, recomendo que mandem “à merda” todo e qualquer idiota útil que fale sobre intervenção.

Saudações Rubro-Negras!

Jean Milieri ( Torcedor do Vitória e amigo do BLOG)

 

Autor(a)

Deixe seu comentário