Eleição do Bahia: entres todos, Tillemont é o melhor!

As eleições do Bahia acontecem neste sábado, enquanto isto, torcedores, eleitores ou não, esperam o desfecho e o resultado, não tão somente para saber quem será o presidente do Bahia, como também para se certificarem que medidas serão tomadas para levantar o então rebaixado Bahia que, no momento, não tem técnico, plano, muito menos direção, seja ela no sentido real e amplo, ou não do substantivo. Enfim, está parado no aguardo da votação, apuração das urnas e na sequência dos ditames do novo coronel. 

Recorro novamente à minha cantilena preferida, quando digo, e vou recorrer sempre, que somos nós, os torcedores, a essência principal e a própria razão da existência do futebol e, no caso do Esporte Clube Bahia, em particular, somos também o pilar e sua estrutura ideal, para que se mantivesse de pé após sofrer todo o tipo de estremecimento. 

Portanto, exercer o direito de opinar, de forma clara, a preferência por beltrano ou sicrano nas próximas eleições, além de um dever, é um direito legítimo e JUSTO, notadamente neste espaço, que não é, e jamais será, composto por jornalistas ou aspirantes a gatos mestres, e sim um reservado que, orgulhosamente, abriga simplesmente torcedores de bola ativos.

Por isto, questionei ao amigo e colaborador do BLOG, o torcedor “Ferro”, que mesmo sendo ainda na fase anterior, é um autêntico e legítimo torcedor do tricolor da liga de aço inoxidável, em quem vai colocar seu xis no próximo sábado, na ocasião das eleição do Bahia. Ele rodopiou e quando parou, disse: Antonio Tillemont Fontes

Veja

Dalmo, inicialmente pensei que só tivesse Tillemont como candidato que valesse à pena. Mas, essa visão era porque desconhecia os outros e, principalmente, as ideias deles. Com a divulgação dos planos, debates e entrevistas fui capaz de avaliar melhor os demais.

Achei o Nelsival um cara bem centrado, consciente e respeitoso. Mas tem alguns aspectos que ele precisaria suprir, e dificilmente terá uma votação suficiente a seu favor.

Já o Olavo Fonseca Jr, achei que tem a melhor base de apoio (com exceção de Virgílio Elísio, que considero um discípulo de Ricardo Teixeira e Cia). Porém, já em seu discurso, mostrou-se, aparentemente, ser um cara autoritário demais. Que quer mandar até em quem entra em campo. Cheguei a compará-lo com Paulo Carneiro e Eurico Miranda, salvo algumas peculiaridades que os outros macacos velhos, são insuperáveis.

Sobre Marcelo Sant’ana, percebi que entidades diversas da mídia tem um interesse exagerado demais que ele vença. Inclusive, utilizando as suas ferramentas para apoiá-lo de qualquer forma, assim como atacando insistentemente outros candidatos. Aliado a isso, está o fato de ser candidato da situação. E isso quem afirma não sou eu, mas sim os próprios concorrentes.

Também, com Sidônio e Valton Pessoa apontando o dedo para ele, podemos esperar o quê? No máximo acho que ele seria um bom nome para o departamento de Marketing do clube, para substituir Pablo Ramos, caso ele estivesse trabalhando independente, sem beber na fonte de seu amigo Sidônio. Mas acho meio difícil ele largar quem o apoiou e trabalhar em outra gestão. Se não vencer, certamente o veremos ai participando na próxima eleição.

Por ultimo, cogitei Marco Costa. Esse para mim, avaliando friamente, tem o melhor currículo aliando à experiência. Porém, é um candidato político demais. E que já mostrou que Futebol e Política, andam não ao lado, mas, sim, abraçados! Sendo que é militante fervoroso do PT. Prefiro errar de candidato, do quê, mais uma vez, ajudar a infiltrar o pessoal do PT no Bahia.

Ronei, para mim, tinha total consciência que não teria condições de ganhar. Mas, foi o único torcedor de arquibancada que vestiu a carapuça de candidato e aproveitou a oportunidade, e espaço, para ser a voz do torcedor criticando os candidatos nos debates.

Binha, No Coments! Que continue angariando fundos para ir a todos os jogos do Bahia e fazer a sua zuada na arquibancada. E só.

Andei, andei e voltei para o inicio. No momento não vejo candidato com mais conhecimento sobre o futebol Brasileiro do que o Tillemont, dentre os candidatos, para dar sua parcela de contribuição na reorganização do Bahia.

Prefiro dar o voto de confiança, e achar que realmente ele tem muito desejo em ajudar o Bahia, do que a desconfiança que cerca muita gente ele querer entrar por dinheiro auferido de negociação de jogadores. Ninguém, ficará rico, em três anos de mandato. Pelo menos não no E.C.Bahia.

O clube não mergulha em rios de dinheiro, muito pelo contrário. Para enriquecer, buscando beneficio em conta própria, teria que roubar muito descaradamente em pouco tempo. O que imagino que não seja o caso. E, é claro que, precisará de apoio de nomes importantes para Dirigir e Gerir os diversos setores do clube. Isso vai dizer muito sobre como será o andamento da sua gestão, caso vença.

Uma outra despreocupação que tenho sobre qualquer candidato que possa vim a fazer burrada, é que hoje no estatuto do clube há mecanismo que permite que 2/3 do conselho deliberativo possa decidir, em Assembléia Extraordinária, pelo afastamento do Presidente caso o mesmo apresente uma Gestão em desacordo com o esperado. Seria uma última salva guarda. Mas que é obvio que o ideal é que essa medida nunca seja utilizada, por boa conformidade do andamento das coisas na gestão do Clube!

Ferro – Torcedor do Bahia e amigo do BLOG. 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário