Os 10 desafios para o Bahia sobreviver na Série A

Excelente matéria de Victor Fonseca estampada na página de Esporte do site iBahia nesta quinta-feira. É na verdade um raio X das possibilidades e dificuldades que irá enfrentar o Esporte Clube Bahia até dezembro, para não ter negado o alvará de funcionamento para o exercício 2015 na elite do futebol Brasileiro. Particularmente acho a situação muito difícil. A coisa me parece bem mais pra lá do que pra cá, notadamente pela falta de autoridade do clube quando atua em Salvador, onde a principio, os três pontos são considerados quase que obrigatórios. Mas a fé ainda permanece e permanecerá até os últimos suspiros. Veja

Com 28 rodadas disputadas no Brasileirão, o Bahia ainda tem mais dez jogos pela frente. Partidas essas que definirão a permanência ou não da equipe na Série A. Pensando nisso, o iBahia Esportes traçou um breve histórico das equipes adversárias no restante da competição. Entre os adversários que o time Tricolor irá enfrentar, existem quatro clubes que estão na briga direta para se afastarem da degola. Em contrapartida, o Esquadrão irá bater de frente também com cinco agremiações que estão na briga pelo título do campeonato. A outra está no meio da tabela. 

Veja quais são elas:

São Paulo  – O próximo jogo do Bahia será contra o São Paulo, fora de casa.  A equipe paulista que está entre as primeiras colocadas, tem um bom rendimento dentro de casa, sendo a 7ª equipe que mais pontuou como mandante. Entretanto, o Bahia tem a 10ª posição em pontos conquistados fora de casa, rendimento relativamente bom para um time que está na briga para sair da zona de rebaixamento. A última vitória Tricolor dentro do Morumbi foi no ano passado, quando venceu a equipe paulista por 2 a 1. Além do bom resultado recente, outro ponto para ser observado é o histórico do confronto das duas esquipes. Em 33 jogos, foram 12 triunfos para o Tricolor de Salvador, 13 para o Tricolor paulista e oito empates.

Atlético Mineiro – Também encabeçando as primeiras colocações, o Atlético-MG é o adversário da 30ª rodada, dentro de casa. Mesmo jogando empurrado por sua torcida, o Tricolor baiano enfrentará um time que tem um bom rendimento fora de casa, aparecendo na sexta colocação dos clubes que mais conquistaram pontos longe de seus domínios. Além disso, o time do Galo tem um elenco muito qualificado, com jogadores que devem ser acompanhados de perto, a exemplo de Diego Tardelli, que foi convocado recentemente para a Seleção Brasileira.

Internacional – Na 31ª rodada, o Tricolor tem que ir até o Beira Rio para enfrentar o time do Internacional. Mais um time que está na briga pelo título do Brasileirão. Dentro de casa, o time Colorado é quase impecável, ficando atrás apenas do líder Cruzeiro. O time treinado por Gilson Kleina vai até o Rio Grande do Sul para repetir a façanha que fez pela Sul-Americana, vencendo os donos da casa por 2 a 0.

Palmeiras – Dentro de casa, agora o Bahia enfrenta um adversário direto na luta contra o rebaixamento. Fora de casa a equipe do Palestra faz um campeonato relativamente bom, dada atual situação do clube. Na 11ª colocação dos times que mais pontuaram fora de casa, o Palmeiras tenta manter os bons resultados desse segundo turno. Se o Bahia vencer, poderá abrir vantagem em cima da equipe paulista ou se aproximar na tabela de classificação.

Goiás – Depois da partida realizada em Salvador, o Esquadrão enfrenta o Goiás fora de casa. A equipe goiana, que está na 9ª colocação, é um time que tem um forte contra-ataque e não costuma perder pontos em casa. Para sair do Serra Dourada com os três pontos, Gilson Kleina terá que montar uma equipe muito consistente em campo para suportar os contra-ataques e a forte marcação do time Esmeraldino. Nos confrontos das duas equipes, o Bahia leva a pior. Ao todo, os dois já duelaram 28 vezes, com sete vitórias do Bahia, 10 do Goiás e sete empates.

Corinthians – Pela 34ª rodada, o Bahia retorna a Salvador para enfrentar o Corinthians. Bem colocado dentro do Brasileirão, na quinta colocação, o Timão tem bom rendimento fora de casa. No entanto, a equipe vem sofrendo variações dentro de campo e não consegue emplacar no segundo turno. Desde que começou a segunda etapa do campeonato, o time de Mano Menezes só conseguiu quatro triunfos, chegando a se complicar com equipes como o Botafogo, que está figurando entre os últimos colocados. Outro ponto que o Esquadrão pode tirar proveito é o fator casa. Empurrado por sua torcida, o Bahia unirá força para se afastar da zona da degola.

Criciúma – Depois do jogo contra a equipe paulista, o Tricolor baiano vai até Santa Catarina enfrentar o Criciúma. A equipe catarinense não vem bem no campeonato, mas está muito próxima do time baiano. Um triunfo em cima do Tigre poderá ajudar o Bahia a abrir uma boa vantagem diante da mesma. O time de Santa Catarina só tem a 13ª campanha dentro de casa. Mesmo aparecendo entre os últimos colocados, é preciso tomar cuidado com as bolas paradas. A equipe de Santa Catarina conta com Paulo Baier, um dos mais experientes jogadores da Série A. Outro que pode acabar prejudicando a conquista dos três pontos do Bahia é um velho conhecido da dupla Ba-Vi. Souza já marcou gols e vem fazendo boas partidas.

Atlético Paranaense – De volta à Arena Fonte Nova, o Bahia irá enfrentar mais um que está bem próximo da zona de rebaixamento. Com 34 pontos, na 14º posição, o Atlético Paranaense poderá ser uma presa fácil para o Esquadrão. O Furacão tem uma das piores campanhas fora de casa. Portanto, é o momento do Tricolor aproveitar a força de sua torcida e a péssima campanha do time de Curitiba, para ganhar três pontos nesta reta final. Como mandante, o clube baiano só perdeu três para o Atlético. A última vez que isso aconteceu foi em 2003, em partida válida pelo Brasileirão.

Grêmio – Na 37ª rodada, o Esquadrão continua em Salvador,para jogar contra o Grêmio. O time que é treinado por Felipão está entre as primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Fora de casa, o seu aproveitamento é excelente. Em 14 partidas, a equipe gaúcha conseguiu 16 pontos. Para vencer o time Gaúcho, o técnico Gilson Kleina terá que montar uma equipe muito forte e brigadora, característica essa que pertence também ao time do Rio Grande do Sul. As equipes já duelaram 40 vezes pelo Brasileirão. São 17 vitórias para o Grêmio, nove para o Esquadrão e 8 empates. O último triunfo do Bahia em cima do Grêmio foi em 2005.

Coritiba – Depois de dois jogos dentro de casa, é hora do Tricolor jogar fora de casa. Na 38ª rodada, o Bahia enfrenta o Coritiba, que está entre os últimos colocados na tabela. O Coxa não faz boas partidas dentro do Campeonato Brasileiro e os jogadores estão sofrendo com atrasos de salários. A equipe treinada por Marquinho Santos, ex-Bahia, não tem bom rendimento nem dentro de casa, fator que pode ser aproveitado pelo técnico Gilson Kleina.

Autor(a)

Deixe seu comentário