População de baixa renda nos estádios após a Copa

 

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou na manhã desta quarta-feira (02.07), do III Seminário de Gestão Esportiva FGV/FIFA Master Alumni, no Rio de Janeiro. Em sua palestra, o ministro disse que o Governo Federal estuda maneiras para que o público de baixa renda não seja afastado dos estádios , depois da Copa do Mundo, por causa do preço dos ingressos das partidas de futebol.

Segundo Rebelo, já houve uma reunião do ministério com gestores de arenas e presidentes de clubes. “Fizemos um levantamento do custo de manutenção destas novas arenas e eles são mais elevados. É preciso uma diversificação de receitas para que o público de baixa renda não seja excluído dos estádios”, afirmou o ministro.

Rebelo lembrou que o Governo Federal distribuiu 48 mil ingressos da Copa do Mundo, para alunos de escolas públicas brasileiras participantes do programa Mais Educação e outros 2 mil bilhetes para comunidades indígenas, por meio da Funcação Nacional do Índio (Funai) e do Comitê Intertribal. “Nosso maior desafio é depois da Copa. Excluir a população de baixa renda vai contra a natureza do futebol brasileiro, que é de projeção da igualdade”, disse o ministro.

O Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, também falou sobre o tema durante o evento. “O governo tem a preocupação de que não haja uma elitização das arenas. Algumas delas estão simplesmente trazendo para o Brasil o modelo europeu e implantando. Não acreditamos que esse seja o caminho adequado”, explicou.

Segundo Nascimento, houve aumento do preço dos ingressos logo depois da Copa das Confederações, mas de um ano para cá eles baixaram. O público dos novos estádios também tem aumentado. “Vamos acompanhar se, depois da Copa do Mundo, os bilhetes vão continuar nesta tendência de baixar. O Brasil não é a Inglaterra, a França. Somos diferentes. A população de baixa renda tem uma importância muito grande para o nosso futebol”, pontuou o secretário.

Autor(a)

Deixe seu comentário