França x Alemanha: duelo de pesos-pesados

França e Alemanha fazem o clássico europeu das quartas de final da Copa do Mundo nesta sexta-feira (04.07), às 13h, no Maracanã. A partida no Rio de Janeiro reunirá quatro títulos mundiais em campo, uma rivalidade histórica. 

Os franceses desembarcaram no Brasil sem moral alguma. Era apenas um nome que carregava uma boa história em mundiais. No entanto, a moral e os créditos chegaram em campo e no tempo certo, através de triunfos convincentes na primeira fase, quando findou em primeiro lugar do grupo F e, sobretudo, pela forma tranquila como despachou a Nigéria nas oitavas de final e, por isto, ainda que muitos digam que não, aparece no meu caderno como favorita para enfrentar aquele que sobreviver do duelo entre Brasil x Colômbia, que acontece às 17h, em Fortaleza. 

Já a Alemanha, ao contrário dos Franceses, chegou para a disputa como uma das favoritas a levantar a taça, não tão somente chegou, como estreou fazendo jus o peso que justificava o prestígio da chegada, aplicando 4 x 0 em Portugal, com Cristiano Ronaldo e outros mais. Mas parou por ai, depois disso foi puro sofrimento e depois mídia. 

Não demonstrou competência para vencer a modesta seleção de Gana (2 a 2), foi duro vencer Estados Unidos (1 a 0), e precisou da prorrogação para eliminar Argélia. Resultados que poderiam ser vistos como aceitáveis, se não desembarcasse no Brasil com a fama com que chegou, gerando expectativas que não se confirmaram até agora. 

A história registra 25 partidas entre alemães e franceses e a vantagem é da França,  que venceu 11 vezes, empatou seis e perdeu oito. Na Copa do Mundo, a superioridade muda de lado: foram três jogos, com uma goleada francesa na disputa pelo terceiro lugar de 1958 (6 a 3), contra dois triunfos alemães, nas semifinais de 1982 (3 a 3 após prorrogação, 5 a 4 nos pênaltis) e de 1986 (2 a 0).

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário