Torcida do Bahia: menos assídua e mais chata

Sou baiano, tenho 33 anos e torço pro Esporte Clube Bahia. Frequento o estádio e me associei ao clube quando de sua democratização no último ano. Como disse, sempre que posso dou minha chegada na Fonte Nova pra apoiar o clube durante os jogos, ciente das dificuldades e limitações de nosso elenco. Contudo, infelizmente, talvez resultado de quase uma década de contínuos sofrimentos e total ausência de administração no clube, tenho notado uma torcida, perdão companheiros, cada vez menos assídua, mais chata e mais intolerante com os jogadores oriundos da nossa base.

Sei que o que vou escrever vai levantar a ira de boa parte dos nossos torcedores, mas quero fazer isso.

Ontem, durante o jogo contra o América/MG, estava no setor leste da Fonte Nova. Pois notei uma insistente impaciência e má vontade com Raylan desde o início do jogo. Um grupo de senhores numa fileira abaixo da minha insistentemente vociferava palavrões, piadas de mau gosto sobre a qualidade do jogador (por exemplo, que ele não deveria jogar no time do Bahia e voltar a ser mascote…), reclamações das mais variadas (quando não subia, que não sabia apoiar; quando tinha dificuldades com o ponta esquerda e com o lateral esquerdo do rival, este último que subia sem acompanhamento de qualquer homem de ataque do Bahia, especialmente de Maxi Bianchucchi que ocupava o setor direito de ataque)…

O engraçado é que este mesmo grupo de torcedores vibrou incessantemente quando o garoto, com personalidade, tirou Henrique da frente e deu pra Branquinho só empurrar por gol…

Este tipo de atitude só serve pra dar insegurança à garotada que recebe chances… Ah, eu sei, vão falar em Pará, que fez o gol no clássico… Ontem o garoto teve as mesmas dificuldades que Raylan, mas ninguém notava, porque ele vem recebendo sua sequência e já teve chance de mostrar parte de seu potencial.

Penso que a torcida, pelo menos durante os jogos, tem que mostrar mais paciência, mais boa vontade com a garotada, pra evitar até ser injusta, como, ao meu ver, foi ontem com Raylan. Notei que sempre que ele pegava na bola havia aquele frisson no estádio, o que só serve pra atrapalhar.

O pior é que, ao meu ver, o garoto fez uma partida muito boa, principalmente no primeiro tempo. Subiu até o fundo pelo menos duas vezes, inclusive no lance do gol. Foi seguro na marcação, mesmo com a dobra de jogadores do América em cima dele e sem a ajuda da marcação dos homens que jogam na frente e pelo lado do Bahia. Temos que lembrar que o time desse ano não joga como o do ano passado. Ano passado, os homens de beirada do ataque do Bahia, por orientação de Cristóvão, voltavam acompanhando os laterais rivais. Até por característica dos jogadores, exceção feita a Rhayner, que corre o campo todo, os demais jogadores de frente, no máximo, só fazem sombra e não marcam de fato o atacante rival, onerando os lateriais.

Em resumo: adoraria que nossa torcida voltasse a invadir a Fonte Nova (os dois públicos dos dois últimos jogos são, ao meu ver, injustificáveis, principalmente se tratando de um BAVice e do último jogo em nossa casa antes da Copa) e tivesse com os nossos garotos a mesma paciência que apresenta com os jogadores mais caros. Afinal, porque Maxi, que ganha R$150 mil por mês, pode errar sistematicamente, e Raylan, garoto que está iniciando sua carreira, não tem a mesma benesse?

Também me irrito durante os jogos, me irrito com erros… Mas penso veementemente que a função do torcedor, durante os jogos, é apoiar, aplaudir, tentar passar energias positivas pros jogadores… Penso que as vaias e protestos só devem ser propagadas ao final dos jogos, nunca durante.

Tomara que nossa torcida apaixonada volte a frequentar nossa Fonte Nova e apoiar nosso clube. Penso que os novos rumos democráticos que vêm acompanhando nosso Bahia do final do ano pra cá, vão ajudar com isso. 

BBMP.

Carlos Patrocinio

Autor(a)

Deixe seu comentário