Campeonato Brasileiro: Vitória vai lutar para não cair

Ano passado, embalado pelo titulo do Campeonato Baiano que foi potencializado pelas goleadas históricas em cima do Bahia, o Esporte Clube Vitória estreou no Campeonato Brasileiro, justamente contra o Internacional de Porto Alegre, na época na Arena Fonte Nova, com um empate em 2 x 2, com Maxi Biancucchi, hoje no Bahia e Gabriel Paulista, no Vila Real da Espanha, marcando os gols do Leão.

Com o decorrer da competição, o time surpreendeu e acabou fazendo uma jornada maravilhosa, magnífica, notadamente diante das dificuldades que sabemos que tem todos os clubes nordestinos, em uma competição que pela competitividade, exige estrutura financeiras que não temos e dificilmente teremos.

O time acabou o torneio em que o Cruzeiro sagrou-se tricampeão vencendo o próprio Vitória por 3 x 1 dentro do Barradão, na quinta colocação, com 59 pontos ganhos, 16 triunfos, 11 empates e 11 derrotas, 59 gols a favor e 53 contra e aproveitamento de 52%,  com Caio Júnior e Ney Franco como comandantes do time no decorrer do torneio da CBF. Portanto, uma campanha digna e que bem representou o futebol da região e claro, enchendo de orgulho o torcedor rubro-negro de modo merecido.

Vale lembrar que as expectativas não eram boas. O time esteve incluído desde o primeiro momento, na lista preparadas pelos palpiteiros como forte candidato para o rebaixamento, mas quando a régua foi aplicada e a conta apresentada, o Leão só não foi listado entre aqueles com direito uma das vagas da Taça Libertadores das Américas por detalhes.

MAS entanto, o time deste ano, como já disse com propriedade o Fábio Ribas, no post acima, inicialmente me parece inferior quando comparado ao time vitorioso que iniciou a jornada passada. Saíram: Victor Ramos, Gabriel Paulista, Michel, Maxi Biancucchi, Renato Cajá, Vander e Escudero hoje machucado, além do desfalque importante do Estádio Manoel Barradas, comprometido com os treinamentos das seleções da Copa do Mundo.

A participação no Vitória no atual Campeonato Brasileiro, é um salto no escuro neste primeiro momento, mas são poucas as chances de repetir a dose do ano passado, especialmente pela campanha nada animadora que fez no fraquíssimo Campeonato Baiano, além disso, pela ausência de quaisquer contratações que autorize o entusiasmo do torcedor rubro-negro com o juízo no devido lugar,. porque o lugar do Leão este ano, é luta para não cair.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário