Bahia x Cruzeiro: Duelo de campeões na Fonte Nova

A capital baiana vem vivendo dias atípicos no feriadão da Páscoa, justamente em meio ao final de semana em que o Esporte Clube Bahia vai estrear jogando na Arena Fonte Nova, contra o Cruzeiro, em jogo que está sendo considerado como um “duelo de campeões”. Que o jogo é dos bons, ninguém duvida, que o torcedor quer apoiar o esquadrão, também é fato, mas se o feriadão vai permitir, vira dúvida.

E é em meio a essas dúvidas que o tricolor baiano vai tentar mostrar também que tem um time capaz de ser competitivo no campeonato nacional. Teoricamente, os campeões dos estados chegam como favoritos a apresentarem campanhas mais vistosas no Brasileirão, por terem se consagrado como os melhores nos seus respectivos estaduais. Sendo assim, a Arena Fonte Nova irá presenciar o confronto entre o melhor time da Bahia contra o melhor time das Minas Gerais.

No Bahia, a expectativa é das melhores. O técnico Marquinhos Santos e os jogadores fazem o sensato: sustentam o discurso de que existe muito trabalho e que o Bahia é uma equipe focada, que deve pensar em voos maiores. O que não poderia ser diferente diante do que o torcedor tricolor espera dessa nova gestão democrática que o clube implantou há oito meses.

No lado mineiro, o Cruzeiro desembarca pensando em colocar em campo um time mais mesclado, poupar titulares, já que na condição de atual campeão brasileiro (versão 2013), o time azul e branco disputa uma fase importante no Campeonato das Américas. Agora, isso deixaria o Cruzeiro fadado a ter um time menos qualificado em campo? A resposta é JAMAIS, uma vez que o campeão mineiro possui um time de jogadores extremamente experientes e que tem participado ativamente dos jogos, seja entrando no decorrer destes ou disputando partidas isoladas. O Cruzeiro tem hoje um elenco que deve ser respeitado, acima de tudo.

Portanto, o duelo entre os melhores de Minas e Bahia é interessante para o amante do bom futebol. Focando no tricolor, este deve apresentar um futebol cauteloso e ao mesmo tempo agressivo, como foi na fase final do Campeonato Baiano, quando o Esporte Clube Bahia não deu chances para o seu maior rival apresentar um futebol de superioridade. Utilizando a estabilidade de sua defesa como principal arma, o esquadrão deve explorar os erros do adversário, como fez inclusive na última partida em que enfrentou o time celeste e venceu por 2 a 1, em plena Arena Mineirão.

O torcedor do Bahia sabe que o time precisa se qualificar para as próximas competições, sabe que é importante ter elenco. E o próprio clube deixa claro sua consciência nessa necessidade, nos discursos apresentados. No entanto, pode-se dizer que o Bahia tem um time suficiente para fazer uma estreia satisfatória, desde que os jogadores entrem focados e comprometidos.

Talvez o diferencial tricolor esteja nas arquibancadas. Ao lado do torcedor, o Bahia se fortalece, como pudemos presenciar nos últimos jogos. E a torcida, cheia de autoestima, promete apoio total, embora muitos fatores favoreçam o afastamento do torcedor. Sem dúvidas, o feriadão da Páscoa e, em meio ao feriadão, o advento da greve da Polícia Militar, que mesmo depois do seu findar, é acompanhada de um efetivo visivelmente reduzido de policiais atuantes devido à prisão de um de seus líderes, insistem em amedrontar o comparecimento do torcedor.

Assim, esperamos que todos os impasses que colaboram para o afastamento da torcida sejam resolvidos e que a Arena Fonte Nova possa presenciar uma ótima partida de futebol, onde o tricolor saia vitorioso e fortalecido para o resto da competição. Só nos resta torcer e soltar aqueles gritos que mexem com a alma de nosso povo: Bora Bahêeea Minha P… Avante Esquadrão!

Vinicius Sampaio

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário