E.C Vitória: – 20 anos mandando na Bahia

Apesar da disputa dentro do campo, fora dele o futebol baiano sempre foi conhecido como um dos mais pacíficos e amistosos do país, com a cena clássica de torcedores rivais chegando juntos para assistir os duelos mais importantes como regra. Isso é de orgulhar nosso povo. E apesar das brincadeiras que alimentam a paixão do futebol, essa cordialidade pode ser vista no dia a dia, a ponto de rivais reconhecerem a superioridade do outro. E aproveitando o parabéns do colega tricolor do blog, vale a pena detalhar um pouco mais como nesses últimos 20 anos o Vitória dominou por completo o Futebol Baiano.

Ao longo desses 20 anos o Esporte Clube Vitória conquistou nada menos 14 títulos estaduais, e segue liderando com folga, como em quase todos os anos anteriores, o campeonato de 2014 quando poderá levantar o décimo quinto título desse período (75%). O rival tricolor, com sede em Itinga, está em segundo lugar tendo conquistado 3 taças e vem seguido de perto pelo Colo Colo e o Bahia de Feira, cada um com um título.

Mas quem vê esse disparate de títulos até pode imaginar que o Bahia não teve muitas chances. Muito pelo contrário, nesse período quase todas as finais foram entre os dois maiores rivais, só que o tricolor ficou como vice em nada menos que 12 vezes, podendo alcançar o 13º vice estadual em 20 anos daqui a um mês. Em outros 5 anos ele sequer chegou na final.

Pelo regional algo parecido também ocorreu, com o Vitória conquistando 4 títulos, 2 deles em cima do rival e preferido vice. E nas categorias de base algo como 3 títulos Rubro Negro para cada 1 tricolor. Melhor nem detalhar.

Mas o que mexe mesmo com o torcedor baiano é o clássico, e nesse período foram cerca de 140 com o Vitória ganhando quase metade. A cada 3 que o Rubro Negro sai vencedor, o tricolor ganha 2, e quase sempre os sem importância. Aliás, o Vitória leva ampla vantagem nos clássicos disputados nos atuais 3 estádios de Salvador. São mais de 50 gols de vantagem para o Vitória, uma verdadeira goleada.

E por falar em goleada, ao longo desses jogos aconteceram nada menos que 22 goleadas (aqui considerada diferença de 3 ou mais gols), sendo 18 em favor do Leão (média próxima a uma goleada do Vitória por ano), e apenas 4 do Bahia. E não é possível falar sobre esse tema sem lembrar da tão aguardada inauguração da Arena Fonte Nova quando a surra foi de 5 a 1. E pouco mais de um mês depois veio um 7 a 3 em plena decisão de campeonato.

Nesses 20 anos de completo comando Rubro Negro acabou aparecendo uma nova leva de tricolores denominada “Geração Sardinha”. São os jovens de até 25 ou 30 anos que passaram toda a sua vida de acompanhamento do futebol vendo seu time ser massacrado pelo rival, e humilhado por rebaixamentos, tapetões e chacotas nacionais. São torcedores certamente compelidos pelos pais a manterem o time familiar ainda que o sofrimento seja constante (mas nesses momentos geralmente os pais pegam um livro de história para tentar amenizar a dor).

Por tudo isso é compreensível o parabéns de todos os desportistas ao Esporte Clube Vitória pelo comando absoluto do Futebol Baiano. O clube merece e o torcedor Rubro Negro se orgulha!

Victor Hugo 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário