Espanha vai limitar ganhos de Real e Barça com TV

As receitas de Real Madrid e Barcelona, com a venda de direitos de transmissão, uma das principais causas de desequilíbrio no futebol espanhol, vão ser limitadas pela Justiça da Espanha. O governo decidiu que os ganhos dos dois gigantes com TV, não serão mais do que quatro vezes maiores do que recebem os times de menor receita da La Liga, a primeira divisão espanhola. Hoje, a diferença é de 6,5 vezes mais.

Javier Tebas, presidente da La Liga, mandou um e-mail para a Bloomberg nesta segunda-feira (10), no qual explica que o governo espanhol vai tentar equilibrar o Campeonato Espanhol, principalmente porque a dupla venceu as últimas nove edições do torneio. Em 2012, a diferença de Real Madrid e Barcelona foi de mais de 30 pontos.

A liga negociou com o governo a aprovação desta nova legislação neste ano, segundo um porta-voz do governo espanhol. O oficial não pôde confirmar mais detalhes sobre o projeto de lei, entretanto. Em 2012/2013, o Real faturou 162,8 milhões de euros com TV, e o Barça, 161,7 milhões de euros, segundo os balanços financeiros de ambos.

De qualquer jeito, as receitas de Real e Barça com TV devem continuar altas por mais “alguns anos”, enquanto outros clubes vão tentar alcançá-los, segundo disse Miguel Angel Gil, CEO do Atlético de Madrid, em entrevista por telefone à Bloomberg. A Itália introduziu uma legislação similar recentemente que brecou a vantagem da Juventus sobre as demais equipes, lembrou o cartola espanhol.

É a Premier League, inglesa, que tem a melhor divisão do dinheiro de emissoras na Europa. O Manchester United, primeiro neste quesito no país, recebeu 1,5 vez mais do que o Queens Park Rangers, time que menos arrecadou na última temporada, segundo dados da liga. Essas informações são do site maquina do esporte

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário