A obrigação de vencer

Quantas vezes eu li essa mensagem aqui como sinônimo de uma identidade tricolor! Certamente essa mensagem traz consigo uma carga de passado profundamente vitoriosa porque os protagonistas dessa história eram vencedores de verdade, e não porque jogavam por obrigação como uma prosa cotidiana no trabalho. Mas, ao contrário, lutavam pela sua honra, glória e carinho da nossa torcida. Vencer era sinônimo de lutar, não de uma obrigação. 

Hoje, vemos frasistas repetindo esse slogan de “obrigação de vencer o baiano” e misturando-o ao nosso verdadeiro slogan, “nasceu para vencer”. Nascer para vencer é diferente da obrigação de vencer. Nascer para vencer é uma caminhada forte, determinada e focada, já a obrigação de vencer é uma coisa chata, um encontro com o esperado, nada mais contrário ao espírito do Bahia que uma obrigação com a hora certa, pois sempre foi o time dos gols nas horas mais imprevisíveis. 

Quem lembra o gol de Donato contra o Conquista no título de 2012? O Conquista havia perdido um gol feito, nos últimos minutos se segura para ir à final contra o time do “aterro sanitário”. Mas, eis que surge Donato no jogo aéreo para determinar com segurança nossa ida a mais uma final de campeonato contra o “vice”. Sim, meus caros, minha alma se enche de alegria quando eu lembro desses momentos que erguemos com nosso apoio e devoção nas arquibancadas. 

Esse manual de obrigação de vencer soa meio patético quando eu lembro de outros momentos do tricolor quando fomos campeões brasileiros, quando vi o gol de Talisca contra o “entregao” Cruzeiro nos minutos finais a sentenciar o fim do jogo um resultado que nos faz sonhar com melhores campanhas. Elas, as grandes campanhas, não vieram ainda, mas certamente estamos a querer sempre melhorar o nosso elenco, conhecer as potencialidades dos nossos jogadores, sempre com uma definição de trabalho, foco e paixão. Talvez, esse ultimo ingrediente esteja a faltar para quem vê um jogo de futebol como obrigação. 

Bora Bahea!!!!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário