Copa do Nordeste 2014: Santa Cruz Futebol Clube

Nesta sexta-feira começa a Copa do Nordeste, com o jogo de abertura entre o Potiguar e Treze, às 21h, no Estádio do Nogueirão, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Vitória da Conquista estreia no sábado, domingo será a vez de Bahia e Vitória. 

Dos clubes do Nordeste que vão participar da competição, o Santa Cruz de Recife se notabilizou, ao longo dos anos, pela sua grande torcida e, na mesma proporção, pelas quedas e escorregos para as divisões menores do futebol brasileiro e, somente em 2013, após seis anos de “agora vai” entre as séries C e D, a equipe pernambucana garantiu a sua promoção à segunda divisão e parece que agora pega o prumo e irá encontrar um rumo que lhe encaixe, de fato, como um dos grandes da região. Uma boa campanha na Copa do Nordeste lhe dará a oportunidade de consolidar o crescimento já apresentado e, quem sabe, preparar o caminho rumo à Série A do ano de 2015, ainda que o time pareça fraco. 

O Santa Cruz não tem qualquer histórico de vencedor na Copa do Nordeste. Sempre desempenhou o papel de coadjuvante em toda a história recente ou passada da Copa do Nordeste. Em 2013, terminou a competição em sexto lugar, brecado pelo Fortaleza, mas sua melhor colocação aconteceu no ano de 2002, com um quarto lugar e este ano, salvo aqueles imprevistos e as maluquices que acompanham o futebol de tempos a tempos, o Santinha será um número entre os demais participantes e, provavelmente, inserido abaixo do meado da tabela da classificação final. 

O time será treinado por José Luís Mauro, o Vica, que no passado distante se destacou no Fluminense do Rio de Janeiro, atuando como zagueiro, e como técnico trabalhou em diversos clubes (no total 31); no Nordeste comandou Treze, ABC, ASA e outros e seu último feito foi, justamente, conduzir o Santa Cruz para a segunda divisão. 

Contratações 

Até então, o Santa Cruz contratou apenas 4 jogadores, indicando que o time é bom, que são: o atacante Cassiano, de 24 anos, oriundo da base do Internacional, mas que atuava no Criciúma. Os atacante Pingo junto ao ABC de Natal, Léo Gamalho, que na temporada passada prestava serviço no Ceará e o volante Everton, com passagem pelo Náutico e Sport-PE. 

O Santa Cruz estreará na Copa do Nordeste, no sábado 19, contra o Vitória da Conquista/BA, às 16h30, no Estádio Lacerdão, em jogo válido pelo Grupo B.

Copa do Nordeste 2014: Ceará Sporting Club
Copa do Nordeste 2014: Sport Club do Recife  
Copa do Nordeste 2014: Clube Náutico Capibaribe 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário