Blog “agride” ECPP e revolta a cidade: inverdade!

O BLOG em questão é o próprio BLOG, que traz a suposta revolta de alguns torcedores de Vitória da Conquista. Explico: Durante os dias que antecederam o início da Copa do Nordeste, visitei todas as páginas dos sites oficiais dos clubes envolvidos, com o propósito de colher informações para formatar textos informativos do tipo: como os clubes estavam se preparando, quem saiu e quem chegou e seu histórico dentro da competição e isto ocorreu, exatamente, na última semana e nada foi encontrado no ECPP neste curto período, assim como no Náutico, pela reformulação que passa o clube e o América-RN, em que o site oficial se transformou em uma página do Twitter. Alguns textos foram feitos, outros estão por fazer.

Ontem, ainda sem informação, decidir abortar as informações do ECPP no berço e em texto miúdo de apenas parágrafos simples, disse (Veja dois deles abaixo em vermelho):

“Infelizmente, o Vitória da Conquista não disponibilizou até então, informações acerca deste jogo, como reforços, expectativas, treinamentos, estreia, ou nada do tipo. Apenas evidencia que a venda dos ingressos para o jogo contra o CSA que só acontece na próxima quarta-feira estão à venda” 

Mas disse também.

Seja como for, seja quem contratou ou qual o time que mandará ao campo de jogo, o Vitória da Conquista tem todos os requisitos que irá disputar as ultimas posições da Copa do Nordeste, sem qualquer chance ou ilusão de última hora.

Fica claro que a suposta revolta, se de fato aconteceu, não seu deu pela afirmação ou não da falta de informação no site oficial do clube, e sim, pela negação do exercício sagrado e o simples direito de opinar acerca da minha total e absoluta descrença, de uma participação positiva do time da Vitória da Conquista na Copa do Nordeste.

Aliás, uma opinião que tem como base no próprio histórico do clube, que quando removido as conquistas da Copa Governador do Estado, não se tem registro de feitos importantes, que indicassem uma participação que produzisse qualquer tipo de entusiasmo antecipado, já que a ideia original dos textos é apontar favoritos e não revelar desejos.

Vale lembrar que, opiniões senão idênticas, bem semelhantes, foram exercidas nos textos referentes ao Santa Cruz, Náutico, Ceará, CSA, CRB e outros, sem que isto fosse tratado como crime, ofensa ou agressão e, muitos menos, desrespeito como absurdamente afirmam.

Como visto, não existem ofensas, deméritos ou qualquer agressão, como estampa a matéria de capa do site oficial que, na verdade, é uma formatação dos comentários que democraticamente já foram publicadas no próprio BLOG.

Agora veja a reação publicada no site oficial do clube, e note a desproporção e o exagero de como foi vista uma simples opinião, que é legitima e repito: sagrada.

Repercutiu intensamente na cidade de Vitória da Conquista e em diversas cidades do estado e até de outras regiões do país a agressão sofrida pelo ECPP Vitória da Conquista por um blog de Salvador, intitulado Futebol Bahiano. O blogueiro simplesmente desrespeitou o clube, num texto que não condiz com a verdade, criticando a falta de informações a respeito das contratações e preparação do clube para a Copa do Nordeste. Isso prova que o mesmo sequer acessou o site do clube no último mês, pois cada contratação foi anunciada no site e a programação do alviverde ao longo da pré-temporada.

A falta de respeito revoltou jornalistas, radialistas, torcedores do clube e pessoas ligadas ao futebol profissional, que se manifestaram através das Redes Sociais. Em diversas falas, os internautas classificaram a nota de ridícula, amadora, despreparada, inaceitável entre outros adjetivos, citando inclusive que ela envergonha e escandaliza o nosso futebol.

O jornalista Alvino Brito, apresentador do programa Esporte UESB, da TV UESB, ao contrário do agressor, lembrou a importância do ECPP, “que tem sido nos últimos anos a principal atração do interior no campeonato baiano com campanhas e públicos notáveis, ficando muito à frente de qualquer outro do interior, seu site e suas redes sociais estão sempre com informações atualizadas e sua assessoria de comunicação sempre ativa junto aos órgãos de imprensa”. E citou ainda “Chega a ser irresponsável.

Uma matéria como a que acabo de ler, é tentar desmerecer um trabalho de um clube que luta arduamente mas que cumpre seus deveres dentro e fora de campo (e bem)”.

Outro jornalista que se indignou com essa informação foi Celso Rios, repórter e produtor na empresa Aprochego. Para ele, “uma matéria com total desprezo e falta de cuidado como essa não pode ser digna de ser escrita por um jornalista. Esse cidadão é um mero escritor de qualquer bobagem, menos de notícia com responsabilidade e ética profissional. Esse tipo de mídia é nociva e sem compromisso com os seus leitores!”

O empresário Antonio Tilemont, da Antoniu’s Assessoria Esportiva, classificou como absurdo e inaceitável. A jornalista Shirley de Queiroz afirmou que “isso nem pode ser chamado de imprensa”.

Já o publicitário Pierre Lima, classifica como uma “notícia típica de um blog extremamente amador! Quer informações? VÁ BUSCAR! Repórteres são formados para isso. Nota-se claramente que tal matéria foi escrita por uma pessoa altamente DESPREPARADA, sem ética e sem conhecimento algum em jornalismo”.

Essas são apenas algumas das opiniões postadas nas redes sociais e que refletem a revolta gerada por esse senhor. Faria ele um favor à cidade de Vitória da Conquista em não veiculares informações do clube, a não ser que a partir de agora passe a embasar as suas informações em fatos reais.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário