Bahia admite salários e 13º atrasados

Aquele ditado “devo não nego, pago quando puder” nunca encontrou tanta propriedade como acontece no Esporte Clube Bahia, especialmente após a gestão de Marcelo Guimarães Filho que deixou o clube quebrado, e certamente já encontrou nestas condições, ou quem sabe, até pior, não se sabe com exatidão. O certo que é  o diretor financeiro Reub Celestino em entrevista ao site GLOBO ponto  com, confirmou nesta quinta-feira que o Tricolor está com os salários de funcionários em atraso. O mês de dezembro não foi pago, assim como o 13º salário. 

– Judicialmente, todas as empresas têm que pagar os salários até o 5º dia útil do mês subsequente. Isso é o legal. Quando entramos, havia a prática no Bahia de se pagar até o 25º dia útil, entre o dia 25 e o dia 28. Tomei conhecimento disso através do diretor de futebol da época – disse Reub Celestino 

No final do ano passado, o diretor financeiro do Bahia afirmou que o plano era o de entrar em 2014 sem atrasos salariais. No entanto, os acordos necessários para que as dívidas fossem pagas ainda em 2013 não foram firmados, o que dificultou ainda mais a saúde econômica do clube. 

– Nós temos dificuldades. O atraso decorre de negociações com a Arena Fonte Nova e outros fundos financeiros. Houve atraso e estamos levando quatro ou cinco negociações para ver qual delas se aproxima primeiro – justificou. 

Franco, Reub Celestino confirma que o clube não tem um prazo pré-estabelecido para quitar os salários atrasados. O diretor lembra ainda que o Tricolor está ‘quebrado financeiramente’. 

– Trato a questão com frieza. Não tenho nada a esconder. Pegamos um clube quebrado financeiramente. Não pagamos o salário de dezembro no 5º dia útil. Legalmente, estamos atrasados. Na prática, podemos apagar até o fim deste mês – declarou. 

Além dos funcionários, jogadores do elenco profissional também estão com os vencimentos atrasados. Atletas que estão afastados do elenco principal também têm a receber os direitos de imagem correspondentes aos últimos meses de 2013. 

Na manhã desta quinta-feira, funcionários do clube estiveram reunidos com o Superintendente das Divisões de Base, Miguel Kertzman, para cobrar o pagamento de salários atrasados de dezembro e 13° salário. Somente os jogadores do Sub-20, que disputaram a Copa São Paulo deste ano, receberam o 13º salário do ano passado. Reub Celestino diz que não houve ameaça de paralisação e que as conversas transcorreram amigavelmente. 

Segundo o plano orçamentário desenhado por Reub para este ano, mesmo ‘quebrado’, o Bahia deve terminar o ano com saldo positivo. O plano de ação, no entanto, passa pela diminuição dos gastos, corte que o diretor financeiro cobra com empenho para que a questão dos salários atrasados seja finalmente resolvida no Fazendão. 

– O orçamento deste ano é austero. Já está determinada a redução de gastos, e eu estou no pé das pessoas sobre isso. Isso é uma coisa que leva alguns meses. Alguns diretores podem dizer que no próximo mês nós vamos regularizar. Mas eu, do financeiro, digo que pode levar alguns meses. A tendência é, em alguns meses, começar a pagar entre o dia 15 e o dia 25, e depois entre o dia 5 e o dia 15, até regularizar a situação – avaliou

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário