Bahia x Fluminense: cariocas acreditam na história

O Fluminense precisa vencer no domingo, dia 8, o tricolor de aço na Fonte Nova, e ainda torcer por outros resultados, para conseguir se manter na elite do futebol brasileiro. A tarefa me parece quase impossível, mas diante da falta de previsibilidade no mundo do futebol, a esperança para o time carioca existe. Por isto, o site oficial do time das laranjeiras, listou uma série de feitos, que transformaram e tiraram o time da condição de perdedor para de vencedor, justamente no último momento, dando aquele pontapé na bunda dos matemáticos.

Eles perguntam: Quem não lembra 2009, quando ousaram afirmar que já estávamos rebaixados? Mas aquele ano não foi nem o primeiro e nem o último em que o Flu conseguiu a recuperação e de forma espetacular conseguiu os seus objetivos, mesmo quando ninguém mais acreditava.

Na Copa Libertadores de 2011, o Fluminense chegou à última rodada da fase de grupos na última colocação, e com apenas 8% de chance de classificação, de acordo com os matemáticos. Precisava vencer o Argentinos Juniors fora de casa e torcer por uma improvável vitória do América do México sobre o Nacional em Montevidéu. Ou vencer por mais de um gol de diferença e torcer por um empate no outro jogo. Nacional e América acabaram empatando em 0 a 0. A torcida uruguaia comemorava a classificação no Estádio Centenário, mas a bola ainda rolava em Buenos Aires, onde o Fluminense vencia heroicamente por 3 a 2, mas precisava de mais um gol. Aos 43 minutos do segundo tempo, Edinho foi derrubado na área. Fred cobrou o pênalti e sacramentou mais um milagre do Time de Guerreiros.


Em 2009, durante o Campeonato Brasileiro, como muitos se lembram, o time conseguiu a reação mais impressionante já vista no futebol brasileiro. O Fluminense conseguiu superar uma situação onde tinha 98% de chances de ser rebaixado. O time que estava na última colocação, conseguiu sete vitórias e quatro empates nas últimas 11 rodadas. Obteve vitórias seguidas contra os primeiros colocados do campeonato, como Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras. Cada um desses jogos está marcado para sempre na história do clube, que partiu dali para a conquista de dois títulos brasileiros.

No ano anterior, quase tão impressionante quanto a reação que aconteceria na temporada seguinte, a fuga do rebaixamento de 2008 também foi dramática. Abatido pela perda da Libertadores, o Fluminense se afundou em maus resultados no Campeonato Brasileiro, ficando em uma situação muito difícil. Foram necessárias cinco vitórias e três empates nas últimas 10 rodadas. A garantia da permanência ocorreu no penúltimo jogo, contra o São Paulo, no Morumbi lotado. O clube paulista, que jogava pelo título, teve de esperar mais uma rodada para comemorar, já que o Flu segurou heroicamente o empate em 1 a 1. De quase rebaixado, o time ainda saiu com uma vaga na Copa Sul-Americana, competição na qual foi vice-campeão no ano seguinte.

E não para por aí, no Campeonato Carioca de 1995, o Tricolor chegou a ficar oito pontos atrás do Flamengo no octogonal decisivo. Mas com uma reação impressionante, tirou a diferença, chegando na última rodada precisando vencer o rubro-negro, que jogava pelo empate para ser campeão. O final da história todos se lembram: gol de barriga de Renato Gaúcho no fim do jogo e mais um título para as Laranjeiras.

No Brasileiro de 1991, faltando cinco rodadas para terminar a primeira fase, as chances de classificação do Fluminense eram mínimas. O time teria que vencer todos os jogos e ainda torcer por tropeços de outros times. Dito e feito: com uma arrancada brilhante que culminou com uma emocionante vitória de virada sobre o Vitória em Salvador, o Flu conseguiu vencer todos os jogos e arrancou a classificação na raça.

Algo parecido aconteceu no Carioca de 1984. Faltando duas rodadas para o fim da competição, o Fluminense estava virtualmente eliminado da disputa. Uma simples vitória do Flamengo sobre o Campo Grande, no Maracanã, acabaria com as chances matemáticas do tricolor. O Flamengo tropeçou, perdeu até pênalti, e empatou em 1 a 1 com o clube da Zona Oeste. O Fluminense venceu os dois jogos, sendo o último contra o próprio Flamengo, e se classificou para as finais do campeonato, onde se sagraria bicampeão.

Para terminar essa pequena viagem na história do Time de Guerreiros não podemos esquecer de 1971. No Carioca daquele ano, faltando três rodadas para terminar o campeonato, o Botafogo tinha quatro pontos de vantagem (na época a vitória valia apenas dois pontos) e já dava o título como certo. Mas o Fluminense venceu os três jogos, incluindo o próprio Botafogo, que jogava pelo empate, na última rodada, com um gol de Lula aos 42 minutos do segundo tempo, e ficou com o título.

Por isso a pergunta mais ouvida nos últimos dias é: quem ainda ousa duvidar do Fluminense? Enquanto houver esperança, o Tricolor já provou que pode transformar qualquer ciência exata em apenas números jogados ao vento.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário