Alexi Portela JR: O dirigente do Futebol baiano em 2013

Como um soldado em uma guerra que se protege do ataque inimigo, vou me proteger dos amigos do blog produzindo este texto a pedido e, por livre e espontânea pressão, irei escapar dos projéteis de armas de fogo (rindo muito). Alexi Portela Jr., presidente do Esporte Clube Vitória e empresário, assumiu o clube em uma fase extremamente difícil. 

O clube, no ano de 2006, acabava de cair para a série C e seguia o padrão rotineiro da maioria dos clubes de futebol no Brasil, negociando e vendendo jogadores, falta de transparência, além do fato de que, a cada temporada, um caminhão de jogadores eram contratados para sair posteriormente ou no decorrer da mesma, ou no final e o ciclo sempre se repetia.

Conseguiu, ao realizar um trabalho interno no trato gerencial, o saneamento financeiro do clube, além de adotar critérios rígidos na contratação de jogadores e na negociação com os empresários da bola, os quais se mostraram prejudiciais na época de sua entrada no clube.

Fez diversas mancadas no passado e tais mancadas provocaram a ira da torcida rubro-negra, principalmente quando o clube acabou sendo rebaixado para a série B. 

O fato gerador foi a tal e descabida “política pés no chão”, além de outros fatos que provocaram algo que era impensável para os torcedores, devido às boas campanhas que foram realizadas nos 2 anos anteriores à queda.  

Então, no ano de 2013, o cara entendeu a burrice que cometeu 3 anos atrás e agiu de forma totalmente diferente, e o resultado ficou demonstrado na campanha do clube esse ano, no Brasileirão, tendo alguns jogadores de destaque, além da conquista do troféu fair-play. 

Ainda sobre gestão do Alexi Portela Jr., também podemos comentar sobre o reconhecimento que o clube vem obtendo em âmbito internacional, considerando também o valor de venda conquistada com o jogador Gabriel Paulista, a um clube espanhol, além do fato do clube, segundo estudo de consultoria especializada, estar saneado financeiramente, algo incomum para a maioria dos clubes de futebol no Brasil. 

Acrescento mais alguns dados junto às realizações do Sr.Alexi Portela Jr , referentes ao Esporte Clube Vitória: É o único clube nordestino que possui títulos internacionais. O clube conquistou os títulos do Torneio Senegal-Brasil em 1992 e o Troféu Cidad de Valladolid no ano de 1997, constituindo então como o clube com 2 títulos internacionais, sendo o maior vencedor da região Norte/Nordeste, além de ter realizado, também, a melhor campanha de um clube nordestino na Copa Commebol de Futebol no ano de 1997, conquistando o 5º lugar na época. 

Na mais recente competição criada, a Copa Sul-Americana, o rubro-negro obteve seu melhor resultado na edição de 2010, alcançando as oitavas-de-final, um feito nunca igualado por nenhuma outra equipe nordestina até então. Não foi citado conquistas estaduais pois já é conhecido amplamente por todos. 

Por isto, pela sua integridade moral, pela figura de caráter inatacável, pelos avanços significativos e o comprometimentos com o Esporte Clube Vitória, pelos trabalhos que pode desenvolver na Copa do Nordeste, reputo Alex Portela, como o maior dirigente do futebol baiano, como também de toda a região do Nordeste


Marcos Guimarães 

Saiba mais sobre Alex Portela no leia mais
Em um levantamento divulgado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês, entidade que divulga mensalmente o ranking mundial de clubes reconhecido pela FIFA) em 1 de abril de 2011, o Vitória foi elencado como o 11º maior clube de futebol do Brasil no Século XXI e o 107º do mundo, ficando à frente de muitos clubes do futebol europeu e de brasileiros como Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Atlético Paranaense e Botafogo, além de ser o único representante do futebol baiano na lista e melhor colocado dentre os clubes nordestinos

Em novo levantamento pela mesma entidade (no mesmo mês divulgando os 400 melhores do mundo), o clube caiu 23 posições, ocupando até o ano de 2012 o 130º lugar entre os maiores do mundo, ficando à frente de brasileiros como Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama e de europeus como a Lazio.34 Em 31 de janeiro de 2013, a IFFHS divulgou um novo levantamento, mostrando as 200 melhores equipes da América do Sul, nessa lista, o Vitória aparece na 85ª posição, colocação superior a outros times nordestinos como o Náutico, Sport, Fortaleza, Ceará e Bahia.35

Na última década, sua torcida consolidou-se como uma das 15 maiores do futebol brasileiro, com mais de 1% na maioria das pesquisas, o que representa cerca de dois milhões e quinhentos mil torcedores em todo o país. Segundo pesquisa da empresa de consultoria Pluri, divulgada em março de 2012, o Vitória ocupou a 15ª colocação.36 37 38 39 Em outro levantamento, divulgado em dezembro do mesmo ano pelo Datafolha, o rubro-negr0o ocupou a 14ª posição dentre as maiores torcidas do país, com 1,11% do total de torcedores.40 E em um mais recente, divulgado em março de 2013, o rubro-negro ocupa agora a 15ª posição, com decréscimo de 0,8% do total de torcedores.41 A torcida do Vitória é também a que mais cresce no Nordeste do Brasil, tendo a segunda maior torcida da Bahia, segunda maior do Nordeste,39 a 14ª (ou 15ª) maior torcida do Brasil e a oitava maior torcida jovem do país. É exatamente entre o mais jovens que nota-se um acentuado crescimento da torcida do “Leão”, fato que pode ser explicado com a recente consolidação do clube em âmbito estadual e regional, em especial nas duas últimas décadas.

Desde 2003 o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, ou seja, todos os times enfrentando-se em partidas de ida e volta, com a equipe que somar mais pontos sagrando-se campeã. Assim, segue o Ranking de Pontos contabilizando apenas as edições do Campeonato a partir de 2003, até o Campeonato de 2013. O ECV ocupa atualmente a 17ª posição em 6 participações sendo seu melhor desempenho no ano de 2013.

De acordo com a empresa de consultoria BDO RCS Auditores Independentes, no ano de 2012 a marca do clube tornou-se a décima sexta de maior valor no Brasil, ultrapassando os 42 milhões de reais.42 Já em nova pesquisa, realizada em março de 2013 pela Pluri Consultoria, o Vitória é elencado como o clube mais valioso do Norte/Nordeste, com valor de mercado superior a 60 milhões de reais.43 44 Em termos de planejamento financeiro, é de se destacar também que o Vitória é o clube que acumula a 2ª menor dívida dentre os vinte principais do futebol nacional, cerca de 15 milhões de reais.45 46 Apenas o Atlético Paranaense possui um endividamento menor. E também o 3º clube que menos desembolsa com despesas financeiras47 e como sendo uma das quatro melhores gestões financeiras do futebol brasileiro no período de 2007 a 2012.48

Portanto, se alguns amigos rubro-negros não sabiam destes fatos sobre o ECV, agora ficou 100% esclarecido através deste texto. Todos esses números supracitados a partir do ano de 2006 devem ser creditados à pessoa do Sr.Alexi Portela Jr.

E, diferente de outros clubes, e informando que apesar dos altos e baixos, as pessoas que comandam o ECV procuram focar o clube independente de interesses pessoais e não são necessárias intervenções externas para que o clube tenha vida própria. Não precisamos de trancos como um carro que está enguiçado e precisa pegar no tombo. Mas, nossa participação é importante e com certeza o clube também irá se adequar para nos ouvir, afinal também fazemos parte da realidade do clube.

Finalizando este longo texto, segue o link onde estamos entre os 15 maiores clubes do Brasil em 2013: http://imagens.cbf.com.br/201212/28291933.pdf de acordo com o ranking da CBF. Portanto, ainda há muito trabalho a fazer para cada vez mais vermos nosso clube em posição de destaque no cenário nacional.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário