FBF faz balanço de reuniões no Rio de Janeiro

A estadia do presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, no Rio de Janeiro, trouxe bons frutos para o futebol baiano. O dirigente participou de reuniões entre a última quinta-feira (31) e esta terça (5), e anunciou boas notícias para a Bahia e o Nordeste.

Calendário – A principal conquista de Rodrigues foi referente ao calendário da Copa do Nordeste e os Estaduais de 2014. Num encontro com os presidentes das sete Federações que participaram da competição, o presidente da CBF – José Maria Marin, o vice – Marco Polo Del Nero, o diretor de competições – Virgílio Elísio e o presidente da Associação dos Clubes de Futebol do Nordeste (Liga do Nordeste) – Alexi Portela Júnior, ficou definido que os Campeonatos Estaduais da região terão suas segundas fases paralelas às semifinais do Nordestão, que será iniciado em 19 de janeiro.

Nesta fase, os jogos das duas competições serão alternados. Os dias de jogos de Estaduais não terão partidas da copa regional. “Outra ponto importante com a mudança é que os clubes não ficarão sem atuar por muito tempo, como ocorreu neste ano. Além disso, a Copa do Nordeste, que seria curta, agora só vai ser encerrada no final de março. A Federação apresentou uma planilha de conciliação que foi aprovada por todos e, graças a ela, avançamos nestes pontos”, disse.

Outra novidade diz respeito à arbitragem. A diretoria da CBF acatou os pedidos dos dirigentes nordestinos e prometeu escalar apenas árbitros das sete Federações com clubes em disputa em todos os jogos do Nordestão.

A entidade nacional revelou, também, que as datas 9 e 16 de abril estão reservadas para os clubes que disputam a Copa do Nordeste e os estaduais da região realizem seus jogos da 1ª fase da Copa do Brasil.

Copa do Brasil – Ainda sobre a segunda competição mais importante do país, o futebol baiano só tem o que comemorar. Pela primeira vez na história, a Bahia poderá ter quatro representantes na competição. Vitória e Juazeiro, classificados pelo Baianão 2013 terão a companhia do campeão da Copa Governador do Estado e o Bahia, que após os anseios de Rodrigues deve entrar na disputa pelo seu posicionamento no ranking da CBF. Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória da Conquista disputam a vaga da competição estadual, já que o Leão, também finalista, já está garantido.

Baianão 2014 – Após as definições sobre o calendário, o mandatário da entidade máxima do futebol da Bahia confirmou, em primeira mão, o início do Baianão 2014 para o dia 12 de janeiro. De acordo com o que foi apresentado pela CBF, o Estadual terá nove datas na 1ª fase e outras 12 na 2ª.

“Até dia 12 de novembro estaremos realizando a reunião do Conselho Técnico do Baianão. Apresentaremos aos clubes o regulamento e a fórmula da competição, que será a mesma da edição 2013 em cumprimento ao que diz o Estatuto do Torcedor”, afirmou.

E as novidades não param por aí. A passagem de Ednaldo Rodrigues pelo Rio de Janeiro proporcionou, ainda, a conquista do apoio considerável da Kleffer, através do empresário Kléber Leite, que ajudará na busca por patrocínios para o Baianão. A Kleffer, que também capta patrocínios para a Copa do Nordeste e grandes clubes brasileiros, se juntará às empresas A4 Comunicação e Megasports, que já trabalham em busca de parceiros para o Campeonato.

Arbitragem – O presidente da FBF também se reuniu com Sérgio Corrêa, membro da Comissão de Arbitragem da CBF. O dirigente solicitou que árbitros de qualidade sejam escalados para os jogos decisivos da dupla BAVI na Série A. “Solicitei que eles tenham critérios na escolha e vigilância sobre os árbitros que vão atuar nas rodadas finais da Série A. Nessa fase não se pode mais escalar árbitros sem experiência apurada”, destacou.

Esporte Clube Bahia – Ainda em solo carioca, Ednaldo Rodrigues apresentou a nova diretoria do Bahia ao presidente da CBF, José Maria Marin, e o vice, Marco Polo Del Nero. Participaram do encontro o presidente do Tricolor, Fernando Schimidt e seu assessor especial, Sidônio Palmeira. A apresentação também foi acompanhada pelo diretor de competições da entidade nacional, Virgílio Elísio.

Por fim, o dirigente trouxe uma boa notícia para os torcedores do Esquadrão. Após pedido do clube, Rodrigues conseguiu junto à CBF a realização de um amistoso entre o novo time feminino do Bahia e a Seleção Brasileira Feminina Sub-20. “Tratei com a diretoria de Seleções e essa partida deve ocorrer na preliminar de um dos últimos jogos do Bahia em casa na Série A. A conquista também foi possível pelo reconhecimento da CBF aos trabalhos da FBF pelo futebol feminino. Somos uma das únicas Federações do país que ainda realizas Estaduais femininos”, concluiu.

Outras novidades e informações serão anunciadas pelo presidente da FBF nesta quarta-feira (6), no seu retorno à Capital baiana.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário