Bahia 2×0 Vitória : tricolor quebra tabu de 09 anos

                                                 Reprodução

Em partida realizada sob fortes chuvas na capital baiana o Bahia foi mais competente e superou o Vitória por 2×0 em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marcou também a quebra de um tabu que durava  09 anos em que o tricolor não sabia o que era vencer o rubro negro na Arena Fonte Nova.

Sem brio, sem garra a equipe de Ney Franco assistiu logo aos 12 minutos numa cobrança de bola parada Rafael Miranda de cabeça abrir o placar fazendo o primeiro gol. O zagueiro Kadu mau posicionado e disperso no lance apenas visa a bola e timidamente tenta sair do chão.

Assim como aconteceu no jogo contra o São Paulo o rubro negro sequer procurou trabalhar o emocional da partida e logo nos primeiros minutos sofre um gol de bola parada de maneira semelhante o que obriga a equipe a sair para o jogo e se expôr mais em jogadas de contra ataque.

Foi nesse panorama que o Vitória teve que sair para o jogo e esbarrava na forte marcação da equipe do Bahia que tinha mais consistência na partida e jogava com uma linha de 4 atrás além do volante Feijão na entrada da área.

Foi assim que numa jogada de contra ataque rápido da equipe da casa que novamente Kadu mau posicionado perde o tempo da bola e deixa Fernandão tocar em profundidade para Willian Barbio livre de marcação entrar em diagonal e bater forte para o rebote de Wilson no meio da área. Fernandão que acompanhou a jogada só teve o trabalho de bater forte decretando o segundo gol da partida. 


Detalhe do segundo gol o zagueiro Kadu corre no abafa em cima de Willian Barbio e sai da marcação de Fernandão. Victor Ramos perdido no lance deixa de fazer a cobertura no meio da zaga onde o centro avante tricolor fica livre para o chute e ampliar o marcador.

Segundo tempo da partida como era esperado o Vitória voltou com uma maior postura ofensiva, valorizando a posso de bola, porém sem criar grandes chances de gol devido a forte marcação da equipe adversária. 

O lance mais agudo de gol foi novamente de Rafael Miranda. Jogada de Willian Barbio em que Michel somente faz cercar o jogador  que cruza para área, no rebote da zaga Rafael Miranda acerta um forte chute que explode na trave levando perigo ao gol de Wilson.

Pela lado rubro negro apenas uma jogada individual do atacante Alemão, que entrou no intervalo no lugar de Leílson, em que ele recebeu livre na intermediária limpou a jogada em cima do zagueiro Lucas Fonseca e bateu forte cruzado e a bola ainda bateu na trave antes de sair. 

Reprodução

Ney Franco em entrevista coletiva após o jogo disse que não abre mão da forma de jogar do Vitória e jamais pensou em entrar com 03 volantes de marcação. 

Num campeonato de pontos corridos o rubro negro deixou de pontuar em 02 jogos principalmente por essa opção tática adotada e pelo conhecido baixo rendimento de alguns jogadores como Renato Cajá, Leílson e Felipe. Convicções do treinador que não tem dado o resultado esperado. Entra nessa conta ainda o instável Vander.

Cristovão Rodrigues foi mais competente na formação tática da sua equipe e estratégia de jogo adotada. Entrou em campo ciente das suas limitações e fez o obvio de todo jogo do Bahia forte marcação no meio de campo e saídas rápidas pelos lados do campo. Segurou os laterais, mas tinha jogadas em velocidade com Willian Barbio e Wallyson nos dois extremos do campo. 

Equívocos na escalação e uma estratégia errada para o clássico contribuíram para o revés rubro negro. Faltou determinação em vencer e superar a forte retranca imposta pelo adversário. O rubro negro não teve competência e criatividade para buscar alternativas táticas dentro do jogo que levassem perigo ao gol de Marcelo Lomba.

Méritos do tricolor que superou o trauma dos 09 anos, o fantasma das goleadas sofridas 5×1 e 7×3 e dentro das suas limitações superou e surpreendeu a todos com essa importante vitória se afastando da zona do rebaixamento.

Alessandro Granda, é torcedor do Vitória, parceiro, colaborador, estudante de jornalismo e administra também o BLOG Pauta Esportiva

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário