Torcida do Vitória com medo do rebaixamento


O Esporte Clube Vitória este ano, inovou, fugiu do tradicional quando montou uma equipe para vencer o Campeonato Baiano e, ao mesmo tempo, entrasse no Campeonato Brasileiro com uma base forte, necessitando de apenas um retoque aqui e outro acolá. Sem dor ou sobressalto, venceu o Baiano e arrebatou do Bahia a supremacia local. 

A segunda parte do projeto foi executada com sucesso nas primeiras rodadas, e, assim, como o Coritiba e o próprio Bahia, foi caindo de produção, especialmente pela medíocre campanha fora de casa e depois de figurar entre aqueles com assento reservado no G4, hoje, segundo o Jornal Tribuna da Bahia, o time de Alex Portela já começa assustar o torcedor rubro-negro, quando os resultados apontam o dedo em direção à zona cinzenta do rebaixamento.

Curiosamente, a preocupação do Jornal em uma parceria com o professor e estatístico Marcelo Lopes Monteiro, não tem nada de alarmista e sim, baseia-se em números passados, quando é demonstrado de modo claro, que o percentual de aproveitamento de HOJE, é bem próximo e parecido com o registrado ONTEM, quando o Leão teve sua licença de time de primeira divisão revogado por insuficiência de pontos, logo é natural a pulga atrás da orelha e as mãos elevadas para o céu.

Ainda de acordo o jornal, o Vitória terminou o 1º turno da Série A do Campeonato Brasileiro com um percentual de apenas 40,3% de aproveitamento e um ponto a mais do que o 1º turno de 2010, ano em que o time foi rebaixado para a 2ª Divisão.

Dos seis Brasileirões de pontos corridos com a participação do Vitória, essa é a 3ª pior campanha no 1º Turno. A pior foi em 2010 com 38,6% de aproveitamento (22 pontos em 19 jogos) e a 2ª pior foi em 2003 com 39,1% de aproveitamento (27 pontos em 23 jogos). “De qualquer maneira, se fizermos os mesmos 23 pontos do 1º turno, o Vitória não será rebaixado. Ninguém até hoje foi rebaixado com essa pontuação (46 pontos) em um Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes.

O time que fez mais pontos e foi rebaixado, foi o Coritiba em 2009 que fez 45 pontos e caiu para a 2ª Divisão”, avalia o professor e estatístico Marcelo Lopes Monteiro.

Ao final da 19ª Rodada o desempenho do Vitória no Campeonato Brasileiro, em alguns critérios, tem os seguintes números: o rubro-negro tem a 8ª melhor campanha como mandante com 63,3% de aproveitamento e a 3ª pior campanha como visitante com 14,8% de aproveitamento; possui o 9º melhor ataque (empatado com o Coritiba) com 23 gols e a 6ª pior defesa com 27 gols.

“Estamos pela 2ª vez seguida em 12º lugar na classificação e possuímos até o momento 40,3% de aproveitamento. E pensar que ficamos durante sete rodadas no G-4. Com os números atuais, as chances do Vitória conquistar uma vaga na Libertadores é de 0,1%”.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário