Por que sucessivas contusões no EC Vitória ?

                                                                     Reprodução

Alguns formadores de opinião tem veiculado na mídia que o motivo das sucessivas contusões de jogadores no Vitória é em decorrência do gramado do Estádio Manoel Barradas. O torcedor menos crítico pode até acreditar nessa teoria da conspiração onde foi até citado que o ex-treinador Caio Jr tinha preferência em jogar na Arena Fonte Nova. 

Apesar de toda a evolução do futebol moderno onde a tecnologia está presente nas fibras sintéticas das camisas as quais as tornam mais leves e no material esportivo em geral, não podemos deixar de levar em consideração que fundamentos básicos continuam fazendo a diferença. 

Preparação física : Um dos fatores responsáveis pelas constantes contusões no Vitória é o legado deixado pela preparação física da comissão técnica anterior em que até hoje a equipe cai de rendimento na etapa complementar das partidas. A carga aplicada a cada jogador deve ser diferenciada uma vez que temos diferentes níveis de atletas na equipe, bem como o estagio atual do elenco demonstram que a pré temporada realizada não traz os resultados esperados. Cabe lembrar que não temos a desculpa de desgastes excessivos, pois o rubro negro foi eliminado precocemente da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. No entanto, a equipe cai de rendimento na segunda metade dos jogos.  

Calendário do futebol brasileiro : Outro fator que não pode deixar de ser levado em consideração tem sido o calendário dos jogos toda quarta e domingo uma vez que as distâncias percorridas de avião e as esperas nos aeroportos provocam um desgaste a qual a comissão técnica tem que realizar um preciso trabalho regenerativo.

E por fim um clube que disputa a série A do Campeonato Brasileiro não pode ter apenas Ayrton como cobrador de faltas e não ter uma única jogada ensaiada. Essa conta ainda não pode ser creditada ao técnico Caio Jr que efetivamente ainda não teve tempo para preparar a equipe. Vem mudando a cara do time na base da psicologia do futebol.  Está fazendo um trabalho de conciliador e reintegrando alguns atletas do clube tendo em vista as poucas opções do mercado.

Esse é o preço que se paga pelos equívocos no planejamento de uma gestão profissional de futebol . Com diz o técnico operário Muricy Ramalho : ” a bola pune ” e os resultados espelham na tabela de classificação. Quem disputa uma série A sabe de pontos corridos sabe dos imprevistos da competição a saber , cartões, suspensões, contusões e quem não forma um elenco qualificado certamente enfrentará sérias dificuldades.

Alessandro Granda, é torcedor do Vitória, parceiro, colaborador, estudante de jornalismo e administra também o BLOG Pauta Esportiva

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário