Nacional-COL x Bahia: Raio X do adversário

Adversário de quinta-feira do Bahia, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, em Medellín, a Corporación Deportiva Club Atlético Nacional (ou só Nacional, como falam na Colômbia), é um dos times mais populares daquele país e lidera o atual campeonato colombiano.

Fundada em 1947, a equipe ganhou a Libertadores de 1989, ano em que o Tricolor disputou o torneio pela última vez, quando caiu nas quartas. O destaque daquela conquista foi o famoso e folclórico goleiro René Higuita.

O clube também faturou o último Nacional da Colômbia, encerrado no primeiro semestre de 2013. No atual, venceu oito dos nove jogos realizados e empatou o outro. A distpara o segundo colocado, mesmo com uma partida a menos, é de sete pontos.

Por outro lado, vive maratona de jogos e precisará entrar em campo nesta terça, contra o Millionarios, terceiro lugar, em Bogotá. No sábado, derrotou o Tolima por 2 a 0 com gols do meio-campista Cárdenas e do atacante Juan Pablo Ángel, astro veterano do elenco.

No domingo, receberá o Equidad no estádio Atanasio Girardot, palco do confronto desta quinta contra o Bahia, que possui capacidade para 45 mil pessoas. Os “verdes”, como também são chamados, não participaram da Libertadores deste ano. Na de 2012, caíram nas oitavas para os argentinos do Vélez Sarsfield, embora contassem com o melhor ataque da competição. Em 95, perderam na decisão frente ao Grêmio.

Sexto maior artilheiro da história do Bahia, com 127 gols, o atacante Marcelo Ramos defendeu o Atlético Nacional na temporada 2005/2006 a convite do colombiano Aristizábal.

Para chegar até às oitavas de final da Sul-Americana, o clube eliminou o peruano Inti Gás, na primeira fase, e o Guaraní do Paraguai, na segunda. ALTITUDE – A cidade de Medellín fica a 1.479metros do nível do mar, tem temperatura média de 24 graus e população de cerca de 2,5 milhões de habitantes.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário