Cultura do futebol brasileiro : dança dos técnicos

A cultura do futebol brasileiro de demissão de técnicos quando as coisas não vão bem dentro das quatro linhas tende a se perpetuar  no futebol brasileiro .

Até porque essa atitude dos dirigentes de uma certa forma muda o panorama de uma sequência de maus resultados e motiva o elenco que precisa mostrar serviço para o novo comandante que assume a equipe.

Quando as coisas não vão bem eis que o retorno de um bom “filho” pode fazer a diferença e evitar um mau maior na competição. Foi com esse pensamento que o São Paulo trouxe de volta o exigente Muricy Ramalho em substituição a Paulo Autuori que sucumbiu após uma sequência de resultados negativos no comando técnico do tricolor do Morumbi.

Alguns “especialistas” formadores de opinião nessas situações costumam analisar a situação de momento e criticar a cartolagem que pressionada por tudo e por todos busca na mudança de comando fazer as pazes com os resultados, mudar o clima dentro do grupo e corrigir erros de um planejamento equivocado.

Foi assim com o técnico Caio Jr do Vitória que muitos criticaram a demissão logo após o insucesso contra o Criciúma no Barradão, mas não levaram em consideração a eliminação na Copa do Nordeste de maneira vexatória perdendo para o time do Ceará por 4×1 em casa, a saída prematura da Copa do Brasil pelo modesto time do Salgueiro e por fim deixou de classificar para a fase internacional da Copa Sul-Americana fazendo com que o clube tivesse uma considerável perda de receita.

As mudanças de treinadores visam resgatar o ânimo e a motivação de alguns jogadores, dar a oportunidades a outros e em alguns casos buscar nas divisões de base jogadores prata da casa que são patrimônio do clube. 

É verdade que essa regra nem sempre é a fórmula do sucesso. Em alguns casos a manutenção de uma filosofia de trabalho traz a médio e longo prazo bons frutos como foi no caso do treinador Tite no Corinthians. Após a derrota para o Tolima na libertadores, todos davam como certo a sua demissão, porém a diretoria bancou as críticas, pressões e sua permanência foi um dos fatores principais pelas conquistas que vieram posteriormente com a conquista de títulos expressivos para o clube.

O tempo como senhor da razão e soberano da lição vai dizer se as mudanças de técnicos darão resultados. Renato Gaúcho vem se destacando no Grêmio após a saída de Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho conhece bem o São Paulo e tem tudo para tirar o time dessa situação e Ney Franco já mudou a disposição tática do Vitória em campo, é esperar para ver .

Alessandro Granda, é torcedor do Vitória, parceiro, colaborador, estudante de jornalismo e administra também o BLOG Pauta Esportiva

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário