A Casa Caiu… Reconstrução é a ordem!

Demorei a me manifestar sobre as eleições e sobre os resultados da auditoria no Esporte Clube Bahia. Preferi analisar detidamente todos os acontecimentos, antes de escrever sobre o assunto. E digo a vocês: Mais do que nunca, reconheço o quão importante foi o processo de Intervenção no esquadrão, ao passo que o processo nos deu resultados positivos e negativos, mas todos necessários. 

O Esporte Clube Bahia vive a sua maior crise. Sim, torcedor, a sua maior crise. Quem dera fosse a série B ou a série C, talvez preferiria estar numa divisão inferior do que ter o tamanho da dívida que coloca o tricolor à beira da falência. Pode parecer um absurdo o que falo, mas fico me perguntando o que seria melhor: construir do zero ou ter que correr atrás do processo de zeramento de dívidas para só então organizar o clube estruturalmente e administrativamente. E o que é pior, sem garantias de permanência na divisão superior do futebol nacional. 

É torcedor! É duro ter que encarar a realidade, mas o processo de auditoria, tão importante, nos deu uma resposta bombástica, eu diria bastante negativa em termos de perspectivas futuras. E olhe que, dadas as limitações expressas no relatório final da Performance Soluções Empresarias, essa dívida tricolor pode ser ainda maior. Mas enfim, mais cedo ou mais tarde essa realidade teria que vir a tona e a melhor hipótese é encará-la de frente. 

Apesar de muitos terem criticado a intervenção, entre torcedores, cronistas esportivos, jornalistas, dentre outros, hoje não há como negar que a intervenção foi necessária, e mais: calou a boca de muita gente que se colocou contra, seja por desconhecimento ou medo. Os alicerces podres destruídos pela intervenção e os novos alicerces que poderão ser construídos são um caminho sem volta. Foi a partir da intervenção que o torcedor pôde participar efetivamente da vida do clube, que um novo presidente eleito pelo torcedor pôde tomar posse, e o melhor de tudo: o Bahia pôde ser libertado das mãos de sangues-sugas que queriam usufruir do último centavo possível do clube. 

Diante de tudo, torcedor, permanecer na série A será um milagre para o tricolor. Sem dinheiro para novas contratações e sabe-se Deus se para arcar com os salários de quem ai já está. Não há muito a vislumbrar, qualquer conquista é lucro. Cada triunfo tricolor, cada classificação de fase na Sulamericana, qualquer coisa torcedor será motivo de muita comemoração, diante das dificuldades.

Há essa altura, torcer para o time vencer partidas no Brasileirão e classificar na Sulamericana é primordial para manter o prestígio e os olhares de investidores. Além deles, a participação do torcedor, sua presença no estádio será fundamental para aumentar a arrecadação do clube e minimizar os estragos. A associação talvez garanta uma sobrevida importante para o tricolor e até possibilidades do clube fechar negociações e parcelamentos dessa imensa dívida deixada pelos sangue-sugas de outrora.

Por fim, o setor de marketing terá que mostrar a sua força. A torcida tricolor é imensa e mais uma vez ela será fundamental para resgatar o clube à sua história de glória e de conquistas. Que Deus nos ajude e nos guie torcedor. Com o esquadrão estaremos sempre até o último suspiro, seja de falência ou de alegria.

Vinicius Sampaio

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário