Vou lhe usar domingo, “vitorinha”!

Estou apreensivo com o destino do nosso clube, o Bahia. Esse período até o julgamento em definitivo do pleito que desmoralizou a atual diretoria tende a se estender mais um pouco. A justiça baiana e a do Piauí são as mais lentas do Brasil, por isso o meu temor é grande. Ademais, “as lendas” sobre a justiça baiana são as piores possíveis.

Exemplos de demoras na solução de litígios, que redundaram em grandes monumentos a insensatez humana, temos: o antigo aeroclube e o metrô de Salvador. O exemplo, porém, de solução rápida temos também: o estádio de Pituaçu, que o MP quase consegue judicializar. O MP quase também atrapalhou o desenvolvimento da ação de intervenção no Bahia quando pediu e foi negada vistas à ação. 

Essa imprevisibilidade quanto ao futuro do Bahia deve-se, porém, creditar na conta da família Guimarães, esta conseguiu tornar o Bahia hoje uma empresa cujos principais interessados e consumidores são os mesmos que vibram com a intervenção judicial. Intervenção judicial que não é uma coisa simples. Quais são os poderes do interventor? Essa questão para mim é muito cara, pois será a ampliação demasiada ou restritiva demais sobre tais poderes que influenciarão o Bahia daqui para frente.

Mas, o fato é que, como todos os tricolores, estou também aliviado com a saída do antigo gestor, Marcelo Guimarães Filho. 

A intervenção deve durar o compasso necessário para a torcida ser valorizada como parceira do clube, o que será um grande avanço, do contrário teremos a figura cada vez mais amarga e odiada de um presidente que se tornou um fardo para o tricolor, um presidente que roubou do Bahia sua fama de time vencedor.

E BaxVi é falar de times vencedores do Bahia! Não há como separar o que estamos vivendo e a expectativa para mais um BaxVi. Serão só 3 pontos? Acredito que o humor da torcida em parte tem sido anestesiada pelas últimas vitórias do tricolor no brasileirão. Num quadro de derrotas seguidas do time, a pressão sobre a intervenção seria indesejável antes que atingisse seu fim, a democratização do clube. 

Vejo esse BaxVi pelo favoritismo claro do Vitória e dos últimos resultados de BaxVis, talvez o time de Canabrava ganhe o clássico. Porém, vendo o progresso do Bahia e os últimos resultados, que tem surpreendido seu torcedor tricolor mais pessimista, conseguindo uma honrosa posição no campeonato nacional, um triunfo sobre o rubro-negro pode consagrar esse time do Bahia, um time com salários atrasados e sob intervenção judicial. E para quem não sabe nada de história, o Bahia entrou muitas vezes em campo contra o time rubro-negro “favorito”, este com o mesmo ar de superioridade das suas elites, mas o tricolor saiu vitorioso. O Bahia como visitante é mais perigoso, viu!?

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário