Um BaxVi da paz para todo o Brasil

Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar! Assim, os apresentadores circenses iniciavam os trabalhos dos artistas no picadeiro. O trapezista que se apoia no trapézio, o malabaristas e todos os trabalhadores de um espetáculo circense estão trabalhando enquanto o espectador estará desfrutando de seu momento de lazer. No caso do futebol, o BaxVi terá seus protagonistas também remunerados como qualquer trabalhador, com a diferença de que o público não verá arte automaticamente como no caso dos circos.

Qualquer um que diga que vai a Fonte Nova para ver Margareth Menezes ou o Olodum estará faltando com a verdade. O protagonismo é totalmente dos jogadores, os artistas da bola, e da torcida, nesse espetáculo de domingo próximo. Faltanto arte, faltando sol, não importa, o torcedor vai para o estádio para ver o seu time vencedor e seus jogadores-gladiadores. Dentro das regras do esporte e do jogo, a necessidade do famoso “fair-play” também se impõe e tem uma importância sagrada para nossos “gradiadores modernos” que saberao rezar pelo bom-senso, e evitar excessos de jogadas desleais.

Mas, se o protagonismo dentro de campo de Bahia e Vitória querem marcar seus nomes no estádio mais bonito do Brasil, espero que também em civilidade do público seja uma marca nesse novo palco. Por isso, devemos não perder de vista o respeito ao patrimônio público, a Arena, e a liberdade do torcedor adversário fervorosamente também pular e gritar de emoção com seu time na entrada, durante e depois do jogo. Esse fervor para brincar e provocar é válido até onde vai o bom humor. O cidadão que vai para criar confusão deveria logo vender seu ingresso e ver seu time pela televisão.

Eu assistirei em Recife o jogo pelo Sportv, trasmissão para todo o Brasil, e torcerei pelo meu Bahia. Quero depois do jogo entrar aqui com o Bahia ganhando ou perdendo com o mesmo sentido de escrever sobre esporte e brincadeiras com torcidas, sem violência. Não quero ver ninguém falando em violência de torcidas nesse e nos demais jogos seguintes na Bahia. Chega de violência! Gostaria muito de chegar aqui e parabenizar o vitorioso e brincar com o derrotado, não gostaria é de ter que lamentar com vocês notícias de perdas de vida humana e agressões completamente fora do propósito de um clássico do futebol brasileiro transmitido para todo o Brasil.

Muito axé!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário