A LEI DO FUTEBOL TEM QUE MUDAR

O futebol permanece no Brasil como um mundo à parte das transformações sociais que vamos empreendendo. É um meio absolutamente anacrônico. 

De nada adiantarão os modernos estádios construídos para a Copa do Mundo, se não se realizarem profundas alterações legislativas nesse segmento de atividade. 

É inconcebível a aceitação por parte da sociedade brasileira que um segmento tão importante em termos socioeconômicos e caro ao imaginário popular seja tratado do modo tão obscuro. 

O futebol, mais até do que as empresas dos demais segmentos, deveria consignar absoluta transparência, em virtude do seu enorme poder de mobilização social. 

Todos os clubes deveriam ser completamente abertos a quem deles quisesse se associar. A legislação jamais deveria permitir que quem quer que fosse se apropriasse de um clube de futebol. Não pelo menos no sentido da posse absoluta, tal qual ocorre no Bahia, por exemplo. 

Essas entidades deveriam ser abertas, semelhantes a sociedades anônimas, em que todos os seus associados tivessem direito a votar e ser votado. 

Creio que uma legislação nesse sentido contribuiria mesmo na diminuição dos níveis da violência praticada por alguns torcedores, na medida em que a associação elevaria o comprometimento do torcedor com o seu clube, pois, em certa medida, os destinos do clube passariam, direta ou indiretamente, pelo poder decisório desse próprio torcedor associado.

Assim, no caso de baixo rendimento técnico do seu time, a tendência seria de que o torcedor também se sentisse por isso responsável, uma vez que teria elegido os seus representantes e estes estariam, pelo menos em tese, comprometidos com tal representação, na pior das hipóteses, a fim de viabilizarem a sua permanência no poder. 

Com a legislação vigente, pessoas e grupos se apoderam dos clubes e os gerem com total falta de transparência, tornando-os campos abertos a uma série de ilegalidades, como desvios ilegais de recursos e lavagem de dinheiro. 

HÉLDER JESUS DE SANTANA

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário