Vai começar o Campeonato do Nordeste 2013

Campeonato do Nordeste 2012

 A Copa do Nordeste está de volta. Depois de três anos, a competição terá início neste final de semana com 16 times, movimentando sete estados e muita expectativa positiva para o sucesso desta competição.

O Vitória, maior vencedor do torneio regional aponta, no meu entender, como favorito disparado para conquistar o Hexacampeonato, o Bahia corre por fora em busca do tri, enquanto Sport e Santa Cruz terão como maiores méritos apenas tentar atrapalhar a supremacia baiana na competição.  O rubro-negro Victor Hugo, colaborador do BLOG, no final do ano passado, com muita dedicação, publicou um texto longo sobre a competição e chegou o momento certo para recuperar. 

ENFIM, vamos ter um campeonato do nordeste apoiado pela CBF e sem o boicote de alguns times que, simplesmente, preferiram trair a região, sem minimamente dar satisfação a seus torcedores.

Enfim vamos ter um campeonato do nordeste apoiado pela CBF e sem o boicote de alguns times que simplesmente preferiram trair a região sem minimamente dar satisfação a seus torcedores. 

Mas desta vez vai! Tem que ir! É a esperança dos clubes nordestinos deixarem de ser reféns e coadjuvantes dos clubes do Sul / Sudeste. É a esperança de mostrarmos para a nossa população de que muito mais vale a pena valorizarmos o que é nosso, do que consumirmos o que os outros nos empurram goela abaixo, com a forte manipulação da grande mídia que tem como único objetivo valorizar poucos clubes do “sudeste maravilha”, facilitando o alcance dos produtos dos patrocinadores que lhes rendem bons dividendos. 

Temos que seguir os bons exemplos. Rio Grande do Sul e Minas Gerais já provaram que é possível valorizar o que há na terra e conseguem ter clubes competitivos, bem estruturados, e com boa situação financeira. Porque que nós nordestinos não seríamos capaz de também ter clubes que orgulhem a maioria de nossa população, e não apenas um percentual de nossas capitais? 

 Infelizmente, da maneira que o futebol brasileiro se encontra, todos nós sabemos que é extremamente improvável uma conquista nacional por clubes nordestinos, ainda mais em torneios de pontos corridos. O Nordestão deverá se torna no grande torneio em que nossos clubes almejam conquistar com reais condições. E só com o fortalecimento dessa competição nos próximos anos, que certamente permitirá o crescimento dos nossos clubes (principalmente dos mais organizados e estruturados), é que conseguiremos diminuir a diferença absurda com os times dos grandes centros. E aí sim, quem sabe, poderemos um dia competir nos torneios nacionais com mínimas condições de sucesso. 

O Campeonato do Nordeste certamente melhorará a autoestima de nossos clubes e principalmente de nossos torcedores. A competição volta em um momento importantíssimo que é a véspera da Copa do Mundo no Brasil, quando teremos excelentes estádios novos e de ponta (só no nordeste serão 4 para a Copa, fora outros que estão se modernizando). Nossa região terá mais uma vez a oportunidade de mostrar para o país a sua força e sua capacidade de reagir. 

Aproveitando esse momento, traremos nos próximos textos um levantamento da participação dos clubes nordestinos nos Campeonatos Brasileiros, dando ênfase na era dos pontos corridos (que completa 10 anos agora em 2012) e comparando com as décadas de 70 a 90. Traremos também um histórico dessa competição regional que chegou a se consolidar no final da década de 90 e início dos anos 2000, até ser lamentável e covardemente boicotada.

Victor Hugo 

Campeonato do Nordeste: A esperança – Parte 1 

Campeonato do Nordeste: A esperança – Parte 2 

Campeonato do Nordeste: A esperança – Parte 3 

Campeonato do Nordeste: A esperança – Parte 4( Final)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário