ECPP comemora 8 anos de fundação

O Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista comemora hoje, 21/01, o seu 8º aniversário. Um clube que surgiu no ano de 2005, não por acaso ou numa aventura de algumas pessoas, mas com o objetivo trazer Vitória da Conquista de volta ao cenário das grandes jornadas esportivas, fazendo um futebol competente não só gerando resultados, mas acima de tudo, apaixonando torcedores e criando novos cidadãos e profissionais de talento, capazes de devolver a alegria nas tardes de domingo a nossa cidade e região.

Em 2006, já em sua primeira disputa oficial, um título invicto e a chegada à divisão principal do futebol baiano. A partir daí, começa-se então a serem cumpridos os objetivos. Torcedores foram sendo conquistados e os resultados também apareceram nos anos seguintes. Em 2008, pela primeira vez, disputou o título baiano, terminando em terceiro lugar e então participou de sua primeira competição nacional, a Série C do Campeonato Brasileiro.

Mesmo em meio a todas as dificuldades de se fazer futebol com seriedade e competência em meio a sérias questões como a falta de investimentos, o clube não parou de buscar os seus objetivos e logo veio o primeiro título de uma competição na primeira divisão. Aliás, um não, três, na sequência. A Conquista das edições de 2010, 2011 e 2012 da Copa Governador do Estado deram ao ECPP uma visibilidade maior, tanto que hoje, está entre os 100 melhores times do Brasil.

Resultados e conquistas que deram ao clube uma torcida apaixonada e que por diversas vezes levou o Bode ao título de melhor média de público e renda entre os times do interior do estado.

Este ano, o clube disputa ainda a Copa do Brasil, pela primeira vez e já está classificado para a Série D do Campeonato Brasileiro, competição a qual participou em duas oportunidades.

Um time que tem revelado atletas ano a ano e colocado em grandes times do futebol brasileiro, como o meia Rafael Granja foi negociado com o Vitória e hoje defendendo o Volta Redonda/RJ, o atacante Tatu foi o artilheiro do Campeonato Estadual de 2008 vendido ao São Caetano. No ano seguinte, o meia Kleber se destacou e foi negociado com o Paraná Clube e em 2012 foi destaque no Criciúma/SC na Série B, entre outros.

Se no profissional os títulos e resultados estão acontecendo, nas divisões de base não é diferente. Em 2010 o garoto Marcos Antonio, que depois de passar uma temporada emprestado às divisões de base do Atlético Paranaense, foi negociado em definitivo com o Cruzeiro/MG. O zagueiro Naldo foi emprestado ao Volta Redonda para a disputa do Campeonato Carioca e hoje defende o Atlético Paranaense. Além de tantos outros nomes como Alan Pinheiro, Caio Breno, Paulinho, Allefe, Wellington, Kaká, Tiaguinho…

Uma das metas do clube, a construção do seu Centro de Treinamentos, teve importante passo realizado, que foi a compra de uma área localizada 6 km após o Anel Rodoviário, na rodovia Conquista/Barra do Choça. Hoje, já funciona um campo, onde o elenco profissional realiza grande parte do seu trabalho de preparação.

E 2013 começa com o calendário cheio até novembro, com a disputa de quatro competições: Baiano, Copa do Brasil, Série D e Copa Governador, dando ao torcedor a oportunidade de viver intensamente essa paixão pelo alviverde.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário