Público de Bahia e Vitória nos últimos 4 anos

Novamente a polêmica do tamanho das torcidas da dupla baiana vem a tona com mais uma pesquisa, desta vez da Datafolha, realizada agora em dezembro em 160 municípios brasileiros com pessoas a partir de 16 anos de idade. 

E mais uma vez a pesquisa atesta a redução da diferença entre o número de torcedores da dupla BaVi, ratificando e convergindo com o que as últimas pesquisas de diversos institutos já indicaram. Desta feita a conclusão foi de que a torcida tricolor tinha apenas 6% de superioridade frente a Rubro Negra, ainda que os torcedores abaixo de 16 anos não tenham sido ouvidos (geração que acompanhou o Rubro Negro como o maior campeão da década, justamente em sua fase de formação pessoal). 

Claro que o torcedor tricolor fica indignado com pesquisas como essa (quando é favorável eles tendem a admirar e divulgar), afinal de contas algumas verdades dói, e muito. E o fato de saber que há pouco tempo uma torcida era pelo menos o dobro da outra (a quem diga que era mais do que o triplo), em uma época que os títulos eram fartos (sem entrar no mérito de que forma eram conquistados…), uma mudança tão drástica da realidade realmente deve machucar. Só acho exagero (e até vergonhoso) chegar ao ponto do site oficial emitir nota oficial questionando a seriedade de um instituto pelos resultados que não lhes foi favorável… 

Mas vamos aproveitar então e levantar o público presente nos estádios da dupla BaVi nos últimos 4 anos, período escolhido por já termos Pituaçu em plena operação (excluindo a tenebrosa fase de Feira de Santana), além de termos cada um dos clubes com 2 temporadas na elite e duas temporadas na série B. Imaginamos que dessa forma estaríamos equiparando algumas das múltiplas variáveis que determinam a presença dos torcedores no estádio. 

Antes de mostrar os números, cabe ressaltar que a presença de público no estádio não necessariamente corresponde ao tamanho da torcida, e como belo exemplo temos o Flamengo com ainda a maior torcida no Brasil, mas que colocou apenas 12.250 torcedores por jogo em 2012 (10ª média da competição), ainda que os ingressos tenham custado 10, e até 5 reais. 

Ao longo desses 4 últimos anos o Vitória teve em seu estádio 1.776.022 torcedores (entendam que é todo o público registrado nos borderôs da FBF e CBF, sem incluir os não pagantes que no Barradão é permitido e chega a ordem de 12% do público total). Já nos jogos do tricolor marcaram presença nesses mesmos 4 anos 2.115.967 torcedores, uma média de 528.992 por ano. Os números mostram que houve uma superioridade tricolor nesse período na casa de 19%, coincidentemente percentual muito próximo ao da diferença do tamanho das torcidas apurada pela penúltima pesquisa, da Pluri Consultoria, no início de 2012. 

Provavelmente as determinantes mais importantes que influenciam a presença do público no estádio tenham divergido muito pouco entre as duas equipes ao longo desses 4 anos (desempenho do time, adversários, decisões, jogadores, etc), e em tese o período escolhido foi justamente por algumas situações terem sido de forma similar para ambos os clubes (um acesso para cada, um rebaixamento para um enquanto o outro se livrou no final, decisões no estadual para os dois, etc) 

Outras variáveis no entanto são questionadas parte a parte na tentativa de valorizar o seu lado. O torcedor Rubro Negro por exemplo se lamenta demasiadamente da dificuldade de acesso ao Barradão, do fator novidade de Pituaçu com um equipamento de primeira e super bem localizado, e do número excessivo de jogos em meio da semana mal programados principalmente pela diretoria técnica da CBF. Por sua vez o tricolor alega de forma justa que o valor do ingresso em Pituaçu é consideravelmente superior, um dos principais fatores em uma comunidade de poder aquisitivo limitado como a nossa. 

Demais fatores como horário dos jogos, tempo climático (chuvas), segurança, transporte público, entre outros, são muito mais difíceis de medir quando analisamos um período mais extenso, como o de 4 anos. 

De certa forma os números podem ser considerados normais, com uma superioridade tricolor, mas em um nível compatível com o que se espera se considerarmos a ainda diferença entre as torcidas. Provavelmente com a inauguração da Nova Fonte fundamentais variáveis fiquem distorcidas e os números se alterem sensivelmente. Mas essa nova realidade está chegando para todo o país, e só em alguns anos teremos condições de reavaliar a presença de público nos jogos e analisar os efeitos da Copa em nossos clubes, principalmente com a nova safra de estádios de ponta. 

Como não existe uma definição ainda se o Vitória vai jogar na Nova Fonte ou não, não podemos antecipar nenhuma perspectiva comparativa. A princípio apenas é possível arriscar que a média anual do Bahia supere a 800 mil torcedores, afinal localização, acessibilidade e qualidade a Nova Fonte terá de sobra para isso. 

Mas independente do que aconteça com a chegada da nova Arena, o importante é que o torcedor baiano mantenha sua alegria e energia nos estádios. Desejamos que a torcida BaVi continue levando todo amor pelo seu clube, transformado em festa e magia cada partida de futebol. Esse espetáculo nos estádio nós baianos sabemos fazer! 

Victor Hugo 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário