Libertadores sub 20 2013: O Vitória Vai!

A Copa Libertadores da América sub-20 é o primeiro torneio internacional das categorias de base do continente e foi criado pela Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) em 2011. 

A competição que é disputada em apenas uma sede conta com os campeões nacionais da categoria dos países sulamericanos, do México e mais um convidado do país sede, e tem o formato similar ao da Copa América, com uma primeira fase de grupos, cada um com quatro times, e uma segunda fase de mata mata, participando os dois melhores de cada grupo. 

As duas primeiras edições foram realizadas na cidade de Lima, no Peru, sendo a primeira com 12 equipes (10 países sulamericanos, o México e o país sede), e o representante Brasileiro foi o Flamengo, por ter conquistado a Copa São Paulo de 2011 (O Bahia quase vai, mas ficou em vice que não tinha direito na época). 

O Rubro Negro carioca ficou nas quartas de finais sendo goleado pelo Alianza Lima por 5 a 1, e o campeão foi o peruano Universitário, batendo nos pênaltis o Boca Juniors na final. 

Na segunda edição o número de participantes passou para 16, sendo acrescido mais uma vaga para o Brasil, mais uma para a Argentina, mais uma para o Campeão da primeira edição (o Peru ficou com 3 vagas), e um convidado espanhol, o Atlético de Madrid. 

Os participantes brasileiros foram o Corinthians, campeão de 2012 da Copa São Paulo, e o América MG, campeão do torneio nacional sub 20 organizado pela Federação Gaúcha com o apoio da CBF. O time mineiro ficou nas quartas ao perder para o River Plate nos pênaltis, e o Corinthians ficou em terceiro colocado, perdendo também para o River Plate nas semi, e vencendo o Unión Española (do Chile) na disputa do bronze. O clube que eliminou os dois brasileiros acabou vencendo o torneio batendo na final o Defensor Sporting, do Uruguai. 

Com a criação da Copa do Brasil sub 20 pela CBF (primeiro torneio nacional de base organizado pela CBF) os representantes brasileiros passaram a ser os dois finalistas deste torneio, e em 2013 quem vai para a Libertadores são o Vitória e o Atlético MG, os clubes que decidem a partir desta terça-feira o título de campeão sub 20 da Copa do Brasil. 

A edição de 2013, se for seguir as duas primeiras edições, acontecerá no mês de junho novamente em Lima, mas a confirmação pela Conmebol ainda não saiu, nem os adversários que vão enfrentar o Leão e o Galo (de certo só o River Plate, atual campeão). 

Ser finalista da primeira Copa do Brasil sub 20 e representar o Brasil na importante Libertadores da América é um fato de orgulho para o torcedor Rubro Negro, e certamente para toda a Bahia. E mantendo as tradições vencedoras da base do Leão, sem dúvida alguma o clube vai representar bem o Brasil, e quem sabe trazer o primeiro título internacional de base entre clubes para o país. 

Parabéns Vitória! Sua base que sempre foi de primeira merece! 

Victor Hugo 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário