Aflição + Agonia = Bahia na Série A

O Esporte Clube Bahia passou longos 7 anos fora da elite do futebol Brasileiro, mas resgatou seu orgulho com o primeiro acesso a elite de sua história em 2010, e apesar de algumas dificuldades, vem se mantendo entre os melhores clubes do país, como de fato é. 

Mas será que a torcida tricolor se contenta apenas com “estar entre os grandes”? Melhor, será que a torcida que é reconhecida como apaixonada e fiel merece campanhas onde a tônica é apenas a sobrevida e o sofrimento com possíveis novas quedas? Definitivamente não. Mas é justamente essa a realidade do tricolor nas últimas duas décadas. 

Fazendo um breve levantamento do desempenho do Bahia nesse período o que se constata é a disputa contra o rebaixamento até as rodadas finais, e poucas campanhas dignas de sua festejada história. 

Em 1992 o clube se livrou do rebaixamento na última rodada, superando apenas os 2 times que caíram para a segundona (18º entre 20 clubes). Em 1993 apesar de não ter havido rebaixamento, o Bahia ficou na parte de baixo da tábua de classificação, se livrando da vice-lanterna na última rodada (29º entre 32). Em 1994 também não houve rebaixamento, mas nesse ano o desempenho foi o melhor desse passado recente sendo o time eliminado nas quartas de finais pelo Palmeiras (7º entre 24). 

Em 95 uma campanha meeira, sem riscos ou alegrias (17º entre 24). Já em 96 mais um sufoco se livrando do rebaixamento na última rodada (22º entre 24). Em 1997 no entanto, com o aumento de rebaixados de 2 para 4 times, o clube até que tentou escapar mas acabou caindo na última rodada terminando em 23º dentre os 26 clubes. 

Em 1998 e 1999 não disputou a série A, e mesmo sem ter conseguido o acesso em campo, se beneficiou das manobras vergonhosas da CBF e voltou para a elite em 2000. Uma volta ao menos digna, se classificando para as fases finais nos dois anos seguintes, ainda que as vagas tenham sido conseguidas nas últimas rodadas das fases classificatórias, e que logo em seguida tenha sido eliminado. Em 2000 ficou nas oitavas contra o Vasco (12º entre 25 clubes), e em 2001 ficou nas quartas contra o São Caetano (8º entre 28). 

Já em 2002 voltou a dura realidade de sofrimento e mais uma vez se livrou do rebaixamento na última rodada, terminando em 19º entre 26 times (4 foram rebaixados). Em 2003 o ano da pior catástrofe, ficando o clube na lanterna do Brasileirão, ainda que tenha chegado na última rodada com chances de se manter na elite.

Entre 2003 e 2010 ficou longe da divisão de elite, voltando em 2011, quando se livrou de novo rebaixamento na penúltima rodada. E finalmente em 2012 com a decisão contra o já rebaixado Atlético GO na última rodada, quando mais uma vez renovou sua permanência na série A. 

Por tanto nesse período foram 9 anos fora da elite, 8 anos disputando as últimas posições até o final do campeonato, e 4 anos com participação intermediária. De fato muito pouco para um clube com suas tradições! Muito pouco para o tamanho de sua torcida, sempre fiel e participativa!

A promessa da diretoria é de que em 2013 as coisas melhorem. 

Resta torcer e esperar! 

Victor Hugo 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário