Vitória passa duas temporadas sem título

O torcedor do Vitória que tem cerca de 17 anos está mais do que acostumado às conquistas. Nesse período, o Leão da Barra se tornou hegemônico em nível estadual. Levantar taças virou rotina. Mas em 2012 este mesmo torcedor vive uma situação inédita. Pela primeira vez desde 1995, o Vitória passa dois anos seguidos sem ganhar nenhum título no profissional.

Na história centenária do Rubro-Negro, períodos de jejuns não são tão atípicos. A equipe chegou a passar 44 anos em branco – entre 1909 (quando conquistou o primeiro bicampeonato) e 1953. No entanto, a partir da década de 90, o cenário mudou completamente. Com a efetiva utilização do Barradão, o Vitória mostrou sua força e fez valer o mando de campo. O caldeirão gerou o período mais vitorioso da história do clube.

Desde 1995, a galeria de troféus da Toca do Leão só não foi atualizada em cinco anos. Em 1998, 2001 e 2012, o Rubro-Negro viu o Bahia levar a melhor. Em 2006, a festa foi do Colo-Colo de Ilhéus, e, no ano passado, quem se deu bem foi o Bahia de Feira. No outros anos, o Vitória conseguiu o título baiano ou o Campeonato do Nordeste.

Nesse período de 17 anos, duas temporadas sem comemorar um título já pode ser até considerado uma abstinência vermelha e preta. Mas o presidente Alexi Portela garante que o jejum não lhe traz preocupações.

– Isso não me incomoda. Nos seus 113 anos de história, o Vitória só foi tetracampeão baiano duas vezes. Uma delas foi em minha gestão. Além disso, ano que vem vamos para o quarto ano do Vitória na Primeira Divisão em minha gestão. E vale lembrar que peguei o time na Série C – afirmou o presidente logo após a conquista do acesso para a Série A.

Neste ano, a equipe esteve perto de manter a rotina em duas oportunidades. No Campeonato Baiano só não ficou com o título por causa dos critérios de desempate. O Bahia fez melhor campanha durante toda a competição e, pelo regulamento, foi o campeão com os dois empate.

Na Série B do Campeonato Brasileiro, nova expectativa. O primeiro turno indicava que o clube iria conquistar o inédito título nacional. Melhor campanha e recorde de pontos nos 19 primeiros jogos da competição. Mas o segundo turno veio e, com ele, a queda de rendimento. O clube que despontava como favorito ao título suou até a última rodada para conseguir o acesso na quarta colocação.

Na era mais vitoriosa da história rubro-negra, 2013 surge como a possibilidade de retomar a rotina de títulos. Pela frente, o Leão da Barra terá quatro oportunidades confirmadas: Copa do Nordeste, Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Série A. Ainda existe a possibilidade remota de voltar a jogar a Sul-Americana. São quatro competições para reavivar o hábito de movimentar a sala de troféus. (FONTE: GLOBO.COM)

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário