CBF ratifica: Vitória, o melhor do Norte Nordeste

A CBF anunciou na terça feira passada, dia 06/10, uma resolução despachada no último dia de outubro na qual altera os critérios de classificação do ranking nacional dos clubes de futebol do Brasil. 

Tal classificação vem de encontro com os critérios utilizados nos principais rankings adotados no mundo esportivo, onde valoriza a evolução das agremiações, colocando maior peso nos desempenhos das temporadas mais recentes.

A ideia não é esquecer ou desmerecer as glórias do passado, mas sim valorizar as equipes que vem mostrando evolução ao longo dos anos em detrimento das que pararam no tempo e utilizam apenas suas conquistas remotas para tentar justificar sua grandeza.

O atual ranking vai dar também uma maior mobilidade na classificação dos clubes, acirrando cada vez mais a competitividade entre eles.

A pontuação atual continua sendo distribuída para todos os participantes dos torneios nacionais (Série A a D mais Copa do Brasil), mas também foi acrescido uma pontuação de compensação para as equipes que não participaram da Copa do Brasil por estarem disputando a Libertadores

.

Houve também uma maior valorização dos três primeiros colocados em relação aos demais, e cada série inferior recebe metade dos pontos da série imediatamente acima. Confira os critérios do novo ranking nesse link (http://imagens.cbf.com.br/201211/1906760347.pdf).

Com essa nova classificação o Vitória se destaca como o melhor clube do Norte e Nordeste, ainda que esteja temporariamente na segunda divisão. Aliás, mesmo nessa situação indesejada o clube conseguiu melhorar sua pontuação e classificação nesse ano, considerando o novo ranking, conforme verificamos na classificação na imagem acima (as duas primeiras colunas tem a classificação com o critério novo, e a terceira coluna a classificação com o critério antigo):

.

O Bahia por sua vez apresentou a maior evolução dentre os principais clubes em 2013, subindo 5 posições no geral e conseguindo a segunda melhor posição na região, ultrapassando o Náutico, o Ceará e o Sport.

Essa nova classificação vem atestar o que todos Rubro Negros baianos já sabiam, e o que alguns outros nordestinos não se conformam em aceitar: O Vitória, através da evolução que vem apresentando nas últimas décadas, é de fato o melhor clube do Norte e Nordeste.

Mas certamente essa rivalidade regional vai ficar cada vez mais acirrada, e o retorno do Campeonato do Nordeste será uma ótima oportunidade para os clubes medirem suas forças sem a interferência das outras regiões.

Que esse importante torneio realmente traga tudo o que desejamos, ganhando projeção e ajudando aos nossos clubes a melhor se estruturarem para quem sabe sermos também destaque nacional em um futuro próximo.

* atualização antecipada com a classificação dos campeonatos do dia 07/11/12. Após o término dos   campeonatos provavelmente ocorrerá pequenas modificações

Victor Hugo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário