Bahia e Vitória: Quanto vale a marca?

Um estudo realizado pela empresa de consultoria BDO RCS levantou o quanto vale a marca dos clubes brasileiros em 2012, além de mostrar a evolução da valorização nos últimos anos.

O estudo utilizou 18 variáveis obtidas através dos dados financeiros, das pesquisas e dados dos torcedores, e do mercado local. As receitas foram consolidadas em quatro áreas: marketing, estádio, sócios e mídia (não foram consideradas os recursos com transferência de atletas).   

O Corinthians segue no topo da lista, aumentando cada vez mais a distância para os demais clubes, e já alcançando a cifra de R$ 1 bilhão. O Santos por sua vez foi o que mais cresceu, demonstrando claramente o efeito Neymar, responsável pelo valor da marca mais do que dobrar em apenas 2 anos.

Outro clube que apresentou um crescimento substancial foi o Bahia, quase triplicando seu valor de 2010 para 2012. Nesse caso, no entanto, o que aconteceu foi uma desvalorização da marca Bahia nos últimos anos em função da péssima década passada com o clube ficando 7 longos anos longe dos holofotes do futebol Brasileiro.

O Bahia recupera por tanto a primeira colocação dentre os clubes do nordeste no quesito valorização de sua marca, sendo seguindo imediatamente pelo Vitória e pelo Sport, terceiro colocado.

Interessante destacar que apesar do crescimento dos clubes nordestinos, a diferença para as demais agremiações vem crescendo de forma assustadora, ficando cada vez mais difícil que algum clube da região consiga se destacar a nível nacional.

Outra questão interessante é verificar que o valor das marcas dos clubes paranaenses supera em muito o valor dos clubes nordestinos (quase o dobro), ainda que suas torcidas sejam perto da metade dos principais clubes de nossa região (segundo últimas pesquisas). Isso demonstra claramente a defasagem econômica do Nordeste, que dificulta ainda mais a competitividade de nossos clubes.

Por outro lado a pesquisa mostra que o futebol brasileiro está em franco crescimento, e certamente seguirá esse caminho até depois da copa. Em 2011 o valor das marcas dos 17 principais clubes cresceu 10%, e em 2012 o crescimento foi superior a 24%. Pelo menos até 2015 veremos taxas próximas a essas, e os clubes que se prepararem melhor terão maior possibilidade de se destacar.

Quem sabe com o campeonato do nordeste se fortalecendo nossos clubes consigam taxas de crescimento ainda maior do que a média nacional para reduzir absurda distância que nos separam dos grandes. Essa é a expectativa. Temos que acreditar e apoiar!

   *Valores em milhões de reais.

Victor Hugo

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário