Série A: Tranquilidade do Vitória inalterada

O acesso do Esporte Clube Vitória para a 1ª Divisão do Futebol Brasileiro já é fato, precisa apenas percorrer o tempo e sacramentar oficialmente, em pouquíssimas rodadas que estão por vir. Aliás, uma campanha de time e torcida grande. 

Com a campanha, o Leão se aliou aos grandes do futebol nacional que tiveram o infortúnio de dormir na segunda divisão, porém, não acordaram nesta situação, como Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras, Botafogo e outros, apenas o Vitória e o Coritiba passaram dois anos, ainda assim, não deixa de ser um tempo recorde, considerando a eternidade do Bahia e do Portuguesa de Desporto. Enquanto o acesso oficial chega, confira as previsões dos matemáticos publicadas nesta terça-feira pela Tribuna da Bahia. 

Apesar da derrota para o Avaí, no sábado passado, por 2 a 0, o Vitória continua com chances de acesso inalteradas. Pelo menos é desta forma que os matemáticos e principais páginas esportivas do Brasil analisam a campanha do rubro-negro na Série B, destaque de ontem na página do site Futebol Interior, com informações do matemático Tristão de Ataíde do site Chances de Gol.

Apesar da última derrota para o Avaí, por 2 a 0, o Vitória continua com suas chances de acesso inalteradas.

Assim como na última semana, o time segue com 98,6%. Em compensação, já vê o Goiás encostar. O time goiano saltou de 81,6% para 94,1% de possibilidades de acesso, após golear o Guaratinguetá, por 3 a 0.

O vice-líder Criciúma também teve uma grande evolução, após a última rodada. Com a vitória sobre o CRB, por 2 a 0, o Tigre foi de 67,9% para 86,3% de chances. O maior salto entre todos, contudo, foi do Joinville. Com a vitória sobre o Boa Esporte, por 3 a 0, o JEC foi de 34,4% para 56,1%, em apenas sete dias. 

De acordo com os cálculos do Chance de Gol, apenas outros dois clubes parecem ter alguma chance de brigar. O primeiro fora deste G-4 da 2ª Divisão é o Atlético do Paraná, com 38,9%. Embora seja o atual quarto colocado, o São Caetano é apenas o 6º no ranking das chances, com 14%. 

Os demais clubes devem ser meros figurantes. O Avaí soma apenas 4,7%, seguido por Ceará (4,4%), América-RN (2,7%), América-MG (0,2%) e Guarani (0,03%). Boa Esporte, Paraná, ABC, ASA, CRB, Guaratinguetá e Bragantino têm menos de 0,01% de chances. Grêmio Barueri e Ipatinga já não têm mais chances matemáticas de acesso.

Confira os 10 clubes com mais chances de acesso à 1ª Divisão do Brasileiro de 2013: Vitória 98,6%; Goiás 94,1%; Criciúma 86,3%; Joinville 56,1%; Atlético-PR 38,9%; São Caetano 14%; Avaí 4,7%; Ceará 4,4%; América-RN 2,7%; e América-MG 0,2%.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário