Maior torcida do nordeste!

Saiu uma pesquisa sobre os clubes com maiores médias de público. O Bahia está entre os 100 maiores clubes do mundo, com uma média de público de 21.000 pessoas aproximadamente. Só o Corinthians e o Santa Cruz superam o tricolor. 

Deveras, o Santa e o Corinthians não ficaram sem estádio para jogar, e nem possuem uma diretoria como a do Bahia, uma explicação razoável para não sermos o primeiro do ranking. No nordeste somos a maior torcida segundo pesquisa fidedigna recente.

O Bahia é um exemplo de que patrimônio, estádio e estrutura são efeitos secundários de algo bem maior: a paixão de torcer por um clube de futebol que nos consagra como identificados com um nação maior de torcedores tricolores baianos Bicampeões nacionais. Essa identidade não se constrói do dia para a noite, não é uma associação ocasional que eventualmente se compra como um patrimônio qualquer e depois se desfaz.

O tricolor é uma permanência intemporal, maculada pela áurea de desbravador dos gramados baianos, brasileiros e sulamericanos! O Bahia foi o primeiro Campeão nacional, o primeiro clube do Brasil a participar de uma Copa Libertadores, o primeiro clube brasileiro a ganhar uma tríplice coroa, primeiro heptacampeão baiano, muitas vezes campeão de torneios e competições que o fizeram uma lenda no desporto nacional. Quem ousa falar da Bahia e futebol nacional sem falar do Bahia?

O orgulho tricolor, narciso bem construído, é um dos fenômenos que poderiam ser estudados com maior afinco pela nossa ciência. Serão nossas cores vibrantes, nosso hino, nossa alegria de bem viver nosso clube com suas marchas inesquecíveis? Serão seus títulos fantásticos conquistados com a áurea dos desbravadores para a glória do povo e essa genuína baianidade? O Bahia é uma vibrante comoção desse tempero múltiplo.

Faça um comentário curtindo com a cara dos rivais brasileiros, posto que na Bahia não temos rivais! Depois mande para seu amigo do face essa patrimônio que é nossa torcida: entre as 100 maiores médias de público. 

Foto:Vila Belmiro. De um lado: Manga, Getúlio, Urubatão, Formiga, Dalmo, Zito, Jair Rosa Pinto, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Só isso.

O outro, o Bahia: Nadinho, Leone, Henrique, Vicente, Beto, Flávio, Marito, Alencar, Bombeiro, Léo e Biriba.

Minha homenagem a maior torcida do nordeste brasileiro!

Autor(a)

Redação Futebol Bahiano

Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário