Estão acabando com a moralidade do futebol

Bom dia meus caros,

Me arrisco a falar de um assunto polêmico, que incomoda a muitos e causa polêmica: ERROS DE ARBITRAGEM. Falo não somente como torcedor do Bahia, mas como alguém que não acha justo tantos erros, muitas vezes inaceitáveis, primários e que chegam a prejudicar sinificativamente um clube. Erros que mexem com o sentimento de milhões de torcedores espalhados pelo país. 

 A rodada do meio de semana do Brasileirão foi um desastre no que diz respeito arbitragem. Assim como o Bahia, que teve um gol legítimo super mal anulado, também o Coritiba sofreu do mesmo erro de arbitragem jogando diante do Palmeiras. Tá ficando feio demais, lances bobos, capitais, que exigem somente atenção.

Contra o Grêmio, o Bahia foi severamente prejudicado pelo senhor Claudio Francisco Lima e Silva e seus assistentes. Na oportunidade, os erros custaram uma derrota por 3 a 1 diante dos Gaúchos. Jogando contra o Flamengo, em Pituaçu, o tricolor foi prejudicado com um penalti super mal marcado a favor dos cariocas, pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento. Na última quarta-feira, foi a vez do senhor Raphael Claus e seus assistentes prejudicarem o tricolor baiano contra o Flu, em um momento onde o Bahia era muito superior e conseguiu criar um belo lance e marcar um belo gol, através de Lulinha. Na oportunidade, o Bahia sairia na frente do placar e a história do jogo poderia ter sido outra. 

Podemos pensar que diante de erros em tantos jogos, o Bahia poderia ter uma pontuação maior na competição e não estaria travando uma luta tão difícil contra o rebaixamento. Fico me perguntando porque quase sempre os erros são contra os nordestinos. Dificilmente erram a favor de nordestinos. É preciso que se observe isso. Mas também não vou dizer que não acontece com outros clubes brasileiros, porque acontece. 

Arbitragem está em crise. É vergonhoso saber que em tempos de tantas tecnologias, ainda sofremos com coisas assim. Aliás, eu queria saber porque existe tanta resistência em usar tecnologias no futebol para coibir esses erros e até auxiliar os árbitros. Já pensou se usássemos a tecnologia para saber se a bola ultrapassou a linha de gol ou se o jogador simulou um penalti? Ao invés de ter dois árbitros na linha de fundo, tivessem eles analisando simultaneamente imagens e sinalizassem o árbitro imediatamente sobre a existência desse penalti ou não? Se o árbitro voltasse atrás para validar um gol legítimo mal anulado? Não já usam tecnologia para tantos esportes? 

Alguma coisa precisa ser feita, urgentemente. Os clubes precisam se organizar nesse sentido. Deixemos de lado, por enquanto, a idéia de favorecimento (que não duvido que exista, muito pelo contrário, acredito mesmo que exista) mas podfortalecer um movimento de repulsa aos erros inaceitáveis da arbitragem. 

É preciso exercer controle sobre isso. 

Vinicius Sampaio

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário