Vitória tem 96% de chance de subir

E.C Vitória

O acesso do Esporte Clube Vitória já e fato praticamente sacramentado na espera apenas na hora e dia certo. A campanha é de campeão e a escada até o Brasileiro da Série A foi percorrida de forma tranqüila e sem sofrimento. Ângelo Paz, jornalista do Correio traz novos números e percentuais, agora da Universade Federal de Minas Gerais 

 A cada rodada o Vitória faz a matemática para empurrar o time cada vez mais pra Série A. São 57 pontos em 78 disputados e 73% de aproveitamento. Restam 12 rodadas, 36 pontos em jogo e hoje a realidade é a seguinte: de acordo com o Departamento de Matemática da Universade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão tem 96% de chance de subir. E o percentual para o título também é animador: 60%, contra 15% do vice-líder Criciúma.

No histórico da Série B, 65 pontos garantem o acesso. Ou seja, mais oito e o Vitória carimbaria vaga na Série A. Porém, hoje, os matemáticos projetam que quem chegar a essa pontuação tem só 32% de chance de conseguir o acesso. Com 69, a chance é de 91%. “Só vamos considerar que subimos quando o quinto não conseguir mais nos alcançar”, simplifica o volante Michel

O aproveitamento dos postulantes ao acesso este ano está alto, e o Atlético-PR, em 5º, tem aproveitamento de 59%, que daria 67 pontos no fim.

Mas o Vitória não tem tanto com o que se preocupar. Com 11 pontos de frente para o Atlético-PR, o Leão precisa de um aproveitamento de 33% para chegar aos 69 pontos. Já o Atlético necessita de 63,8% para alcançar este número.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário