Fonte Nova começou a receber cobertura

Depois da implosão da antiga Fonte Nova, o Big Lift (grande içamento) é a etapa mais importante da obra. Arena Fonte Nova é a primeira do Brasil a iniciar a cobertura. A Arena Fonte Nova iniciou mais um processo inédito no Brasil. Conhecido como Big Lift, o içamento dos cabos de aço tensionados da cobertura é o segundo a ser realizado na América Latina e conta com uma equipe formada por profissionais de diversos países. A cobertura abrigará 100% dos assentos, alcançando 36 mil m² de área e proporcionando mais conforto aos visitantes.

Similar ao sistema de uma roda de bicicleta, a cobertura da Arena Fonte Nova é composta por uma estrutura tensionada, na qual cabos e treliças trabalham em conjunto com o anel de compressão metálico. Essa estrutura é coberta por uma membrana impermeável, auto-limpante e translúcida, que filtra a luz solar, evitando o efeito de “ilha de calor”, permitindo assim a passagem parcial de luz e contribuindo para a eficiência energética do equipamento.

egundo o diretor de engenharia da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes, terá início agora a montagem das treliças para conexão com o segundo anel de tração que vai suportar o segundo big lift. “Este período dura em torno de 35 dias e, quando atingir a cota final, vamos iniciar a montagem dos arcos que vão permitir a implantação da lona da cobertura”.

“Temos a noção exata de que estamos chegando próximo ao fim das obras. Desde o primeiro momento, temos acompanhado a construção e fica faltando, então, apenas o gramado”, comemorou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. “Quando falamos hoje em inauguração, a grande preocupação é que tenhamos um evento capaz de demonstrar claramente o que é esperado do equipamento, que é atender à expectativa do futebol, mas também outras relacionadas à cultura e à sustentabilidade ambiental e econômica”.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário