Copa vai capacitar cinco mil baianos

O Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta quinta-feira (27), foi escolhido para a aula inaugural do Pronatec Copa, programa que vai capacitar cinco mil baianos nos idiomas inglês e espanhol e na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Durante a solenidade, no Centro de Convenções, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner, também aconteceu o lançamento do curso de inglês para alunos da rede estadual de ensino, promovido pela Secretaria da Educação, em convênio com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

No evento ainda foram entregues os certificados de conclusão do curso de capacitação para 630 trabalhadores de turismo de Salvador e municípios que fazem parte do entorno da capital. Valdenira Barbosa, 22 anos, recebeu o diploma do curso de qualificação para recepcionista. “Foi bom, uma nova experiência. A gente também fez estágio em um hotel, é uma forma de aprendizagem. Agora, quero conseguir o meu primeiro emprego e já estou distribuindo currículo”. Ela participou de aulas de informática, línguas e de como lidar com o público.

 O cozinheiro Agilson de Jesus, aos 42 anos resolveu fazer o curso de inglês e aproveitou a oportunidade do Pronatec Copa. “Eu procurei o curso para me qualificar mais ainda na área de hotelaria e poder receber melhor os turistas durante as copas do Mundo e das Confederações. Acho que vai ser uma maravilha tratar bem os visitantes”.

Segundo o governador, sete milhões de turistas desembarcam anualmente no Aeroporto Internacional de Salvador, terceiro destino brasileiro mais procurado. “Estamos fazendo a aula inaugural do Pronatec idiomas e entregando o certificado para quem treinou na sua profissão propriamente dita. É a nossa caminhada que passa por preparar a hotelaria, o estado, e, principalmente, as pessoas para o nosso receptivo”. 

Legado 

Para o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o principal legado da Copa do Mundo e do Governo do Estado é a formação do capital humano. “Estamos certos de que esta é a melhor forma de comemorar o Dia Mundial do Turismo, fazendo a entrega destes certificados e abrindo mais vagas de qualificação para os trabalhadores baianos”. 

De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o número inicial de 1,5 mil vagas será ampliado e a seleção dos estudantes realizada nas escolas. “O sentido deste projeto é o fortalecimento da escola pública e a formação de jovens que possam ter um acesso qualificado ao mercado de trabalho, aproveitando as oportunidades de emprego que governo está gerando”. 

 Programa 

 O objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Até 2014, o governo federal prevê a construção de 208 novas unidades da rede em duas fases. Na primeira, em execução, serão construídas 88 unidades, que devem ser inauguradas até 2012. Para 2013 e 2014, deverão ser construídas outras 120 unidades. 

ASCOM 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário