Vitória precisa ganhar apenas sete jogos

A euforia e entusiasmo da torcida rubro-negra não acontece gratuitamente. O time está com pé na Série A e somente uma queda vertiginosa no aproveitamento, que seria uma tragédia ou algo impensável neste mesmo, poderá remover o leão da trilha reta e certa que conduz o clube para primeira divisão em 2013. O jornalista Ângelo Paz, mostra em matéria veiculada no Correio que falta pouco.

A conversa mais importante dos rubro-negros no ano começou cedo. Antes do fim do primeiro turno, a calculadora passa a ser útil para as projeções matemáticas de volta à Série A. Isso porque, com 41 pontos, o Vitória já somou dois terços (66%) da pontuação média necessária para garantir presença entre os quatro primeiros ao fim da Série B.

Respeitando o histórico da competição, o Leão, com 20 jogos pela frente, precisa de mais sete vitórias para garantir o acesso. Desde 2006, início da disputa em pontos corridos, quem faz em média 62 pontos sobe pra Série A. Às vezes, até com menos, como foi o caso do Vitória em 2007 (59) e do Sport no ano passado (61).

Mas como a tropa da frente este ano está embalada, pois os cinco primeiros ultrapassaram os 31 pontos (50% da média pra subir) restando ainda a última rodada do turno, é bom o Vitória pensar alto também.

Com oito triunfos, o Leão chegaria a 65 pontos, o mesmo alcançado pelo Atlético-GO em 2009, melhor campanha de um quarto colocado. Pra isso, o Vitória tem mais dez jogos em casa e dez fora, a começar pelo confronto com o Ceará, sexta, às 21h, em Fortaleza.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário